Com foco em executar ações preventivas de maneira integrada na cidade, principalmente em áreas consideradas de risco, a Prefeitura de Camaçari conta o programa Operação Chuva. A iniciativa reúne equipes de diversas pastas da administração municipal com a perspectiva de buscar alternativas que amenizem situações de emergência, como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos. A cada ano, os trabalhos são redobrados no período de janeiro a abril, com a realização de serviços de limpeza e monitoramento das áreas previamente mapeadas pelos técnicos das pastas.
Cada órgão é responsável por realizar atividades que, juntas, somam resultados significativos e contribuem na manutenção e conservação de diversas áreas da cidade. A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) atua na limpeza dos canais, córregos, canaletas, desobstrução de bueiros e bocas de lobo em diversos pontos da sede e costa do município. Para a execução dos serviços, os profissionais contam com o suporte de maquinários para o desassoreamento dos rios, com a remoção dos resíduos e sedimentos acumulados, para melhoria do escoamento das águas pluviais. Além disso, também acontece a limpeza manual, com a capinação da vegetação e recolhimento de demais resíduos.
A Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) atua na limpeza e desobstrução de bueiros, roçagem e limpeza em pontos próximos aos canais, dentre outros procedimentos. E o cidadão pode se tornar o principal parceiro destas atividades, com a prática de descarte regular de entulho, deixando-os em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados na cidade. O munícipe tem seis locais à disposição, situados na: Rua Nova da Palha, no Burissatuba; Rua Corpo Santo, na Gleba C; Avenida Rio Bandeira, no Mangueiral; Avenida Luiz Gonzaga, no Phoc III; Rua Padre Paulo Maria Tonucci, no Nova Vitória; e na Rua Pascoal, no Dois de Julho. Desta forma, os resíduos são direcionados para um local apropriado de coleta e destinação.
O monitoramento das áreas que apresentam risco, atendimento à comunidade e registro de ocorrências são por conta da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), que está em constante alerta e realiza ações preventivas, se antecipando à chegada do período chuvoso. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com o órgão pelo tridígito 199, telefone coorporativo (71) 99981-3641 ou os números fixos (71) 3622-7755 ou 7799. A Defesa Civil mantém um plantão de 24h para dar assistência e orientações necessárias aos munícipes.
Em tempo, caso, algum cidadão seja identificado em situação de vulnerabilidade, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) concede todo o suporte de acolhimento socioassistencial, com a realização de triagem, por meio do levantamento de dados socioeconômicos, para que a pasta possa fazer os encaminhamentos em situações de emergência de acordo com a legislação vigente da Política de Assistência Social.
Foto: Arquivo