O Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco recebeu licença de funcionamento emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com a autorização, as estações de captação e bombeamento de água já podem operar nos 217 quilômetros dos canais atendidos, de Petrolândia (PE) a Monteiro (PB).
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, essa parte do empreendimento foi projetada para levar água a 168 municípios que sofrem com a seca em Pernambuco e na Paraíba. Com a licença concedida, ela poderá operar por completo.
Para a liberação, o Ibama avaliou o cumprimento de alguns critérios, como programas para monitorar a qualidade da água, educação ambiental e apoio ao reassentamento à população afetada, conservação da fauna e da flora locais, recuperação de áreas degradadas pela obra e suporte a comunidades indígenas e quilombolas na área de influência do projeto.
Eixo Norte
A outra parte do Projeto de Transposição do São Francisco está em fase de construção. Com 477 quilômetros de alcance, o empreendimento deve garantir a segurança hídrica a 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, frequentemente afetados pela seca.
Portal Brasil