O trabalho realizado pelas delegacias especializadas tem resultado na prisão de agressores
As Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams), da Polícia Civil, localizadas nos bairros de Brotas e Periperi, com atuação em toda capital baiana, têm realizado operações para combater a violência doméstica, promovendo a prisão de agressores.
A Operação “Dama de Espadas”, deflagrada pela Deam/Periperi, no dia 30 de maio, foi executada por policiais do Serviço de Investigação (SI) da unidade e contou com o apoio de equipes do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom). Na ação foram realizadas diligências para cumprir mandados nos bairros da Ribeira, Uruguai, Pirajá, Plataforma, Itacaranha, Fazenda Coutos e Rio Sena.
Os mandados de prisão preventiva, cumpridos durante a operação, haviam sido decretados pelos crimes de ameaça e lesão corporal. Segundo a titular da Deam/Periperi, delegada Simone Moutinho, a operação seguirá em outros bairros. “Salientamos que a denúncia das mulheres que são vítimas dessas ameaças, e outros tipos de violência, é fundamental para o combate a estes crimes”, comentou a delegada.
Agressores presos
Além da operação, a equipe da unidade especializada de Periperi, ainda prendeu em flagrante os agressores Roschild Colônia Soares e Edivaldo dos Santos, que haviam sido denunciados por ameaçar suas respectivas ex-companheiras. Edivaldo, ainda foi indiciado por furto, pois arrombou a casa da vítima e levou todos os móveis e eletrodomésticos, em um caminhão de mudança. Ambos agressores já estão à disposição da Justiça.
Os investigadores da Deam/Brotas também cumpriram, na tarde de quarta-feira (6), um mandado de prisão preventiva contra o médico Thildo dos Santos Gama Júnior. Preso na Rua Princesa Isabel, no bairro da Barra, Thildo é acusado de descumprir uma medida protetiva deferida pela Justiça. No mesmo dia, ainda foi cumprido o mandado contra Sérgio Araújo Farias, acusado de lesão corporal e ameaça contra a companheira.