A Operação Gatonet, que tem como objetivo remover cabos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes, segue acontecendo em Salvador. Nesta semana, a ação aconteceu no bairro de Pernambués e retirou 837 quilos de fiação clandestina. Estes fios provocam a poluição visual registrada na cidade, incêndios em postes e podem causar acidentes graves com a população.
Esta foi a terceira ação da Operação Gatonet em Salvador. No total, a iniciativa da Neoenergia Coelba já removeu 5,3 toneladas de cabos irregulares. Em Pernambués, além das fiações, 46 caixas irregulares, que são as principais causas de chamas em fiação, foram retiradas.
O Gatonet é a empresa que fornece os serviços de telefonia e internet de maneira irregular, sem possuir o contrato para o compartilhamento de postes com a Neoenergia Coelba e sem a apresentação do projeto técnico. Os equipamentos dessas empresas deveriam ser manutenidos por essas operadoras, conforme legislação do setor. Porém as operadoras não realizam as adequações necessárias e causam prejuízos à sociedade.
A população também pode ser aliada da Neoenergia Coelba no combate às ocupações clandestinas de telefonia e internet. A distribuidora orienta que só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para acessar a lista completa, acesse o link a seguir: Link
Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).