Aproveitando que o período de chuvas é a época ideal para o desenvolvimento das árvores, a Prefeitura, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), vai iniciar, nesta quarta-feira (16), a Operação Plantio Chuva. A medida irá arborizar mais de 100 espaços públicos de Salvador até o fim de julho. Serão cerca de 7 mil árvores plantadas em diversas ruas, avenidas, praças e largos da capital – a maioria de espécies nativas da Mata Atlântica.
Durante a operação, haverá ações de plantio acontecendo todos os dias em diferentes locais da cidade, em que serão plantados ipês, jacarandás, sibipirunas, acássias, pitangas, entre outros. Para o mês de maio, serão mais de 550 árvores plantadas, a começar pela Pituba, na Praça Belo Horizonte, nesta quarta (16), às 9h.
“Essa operação tem uma configuração um pouco diferente de outras que já realizamos na cidade. Dessa vez, iremos plantar praticamente todos os dias, até o final de julho. O objetivo é, além de aproveitar o período chuvoso, aumentar a cobertura vegetal da cidade e proporcionar mais plantios em conjunto com as comunidades, atendendo a solicitações de muitos cidadãos através do Disque Mata Atlântica”, explica André Fraga, secretário da Secis.
Uma das medidas do projeto é também atender às solicitações de plantios feitas pelos cidadãos por meio do Disque Mata Atlântica. Os pedidos foram cadastrados após os moradores de bairros como Castelo Branco, Imbuí, Cajazeiras e Pernambués ligarem para o telefone (71) 3611-3802, para a Ouvidoria, 156, ou mandarem uma mensagem de WhatsApp para o número (71) 98549-8453 solicitando que a Prefeitura plantasse as mudas com eles.
Caravana – Nos locais em que o plantio foi pedido pela comunidade, a Caravana da Mata Atlântica irá acompanhar a ação. Nos dias 20, 24, 25 e 27 de maio, a kombi vai para os bairros de Cajazeiras X, Boca do Rio, Pernambués e Pituba, respectivamente. Nessas ocasiões, além dos técnicos, moradores e comerciantes de cada região poderão participar do plantio.
Todas as árvores plantadas contarão com o georreferenciamento, tecnologia que permite identificar o local onde a muda foi plantada, a data do plantio, além da foto da espécie e suas características.