TREZENTOS E SESSENTA MILHÕES DE REAIS! Esse foi o total arrecadado nos leilões dos 10 carros clássicos mais caros de 2017. Há modelos para todos os gostos, mas ninguém supera a Ferrari nesse ranking: três veículos da mítica marca italiana marcaram presença no ranking. A Inglaterra é o país com mais representantes: cinco, no total.
Segundo o site Classic Driver, que fez o levantamento, apesar da cifra elevada, esse mercado está decadência há três anos. No ano passado, o total arrecadado em leilões de automóveis foi de 1,08 bilhão de dólares (R$ 3,5 bi em conversão direta).
Confira os 10 carros clássicos mais caros de 2017 vendidos em leilões:
10º – Aston Martin DB4 GT 1959
Os 6,76 milhões de dólares (R$ 21,83 milhões) pagos pelo DB4 GT 1959 o colocam em 10º no ranking dos carros clássicos mais caros de 2017. Ele foi o único produzido com essa especificação e foi completamente restaurado. Entre os seus donos anteriores está o ator Rowan Atkinson, o Mr. Bean, um entusiasta dos automóveis.
9º – Jaguar E-type 3.8 Lightweight 1963
O que se destaca neste modelo é a pouca quilometragem acumulada nos 55 anos desde que foi produzido: 6.400 km rodados. Leiloado por 7,37 milhões de dólares (R$ 23,87 milhões), teve apenas 12 unidades produzidas, o que o torna mais raro que as Ferrari 250 GTO contra as quais competiu (tendo sucesso com alguma frequência).
8º – Bugatti Type 57S Cabriolet 1937
A exclusividade é uma das marcas deste Bugatti Type 57S: o modelo foi apenas um dos quatro feitos com carroceria conversível pelo encarroçador Vanvooren. Outra característica marcante é o fato de não ter passado por nenhuma restauração em todos estes anos, com chassi, motor e caixa de marchas originais. Talvez isso justifique o valor de 7,7 milhões de dólares (R$ 24,94 milhões), o que o coloca em oitavo no ranking dos clássicos mais caros de 2017.
7º – Jaguar E-type 3.8 Lightweight 1963
Sim. Outro Jaguar. No leilão deste, o vendedor perdeu cerca de 1 milhão de dólares.Isto aconteceu, pois, em um primeiro leilão, o valor atingido foi recusado. Depois, o Jag acabou sendo arrematado por 8 milhões de dólares (R$ 25,92 milhões). Nas 24 Horas de Le Mans de 1963, conseguiu completar apenas oito voltas. Mais tarde foi utilizado em competições nos EUA, sem resultados expressivos.
6º – Ferrari 250 GT Berlinetta Lusso 1961
Extremamente qualificada, detentora do certificado Ferrari Classiche e Cavallino Classic 2016, a 250 GT Berlinetta Lusso 1961 leiloada por 8,30 milhões de dólares (R$ 26,89 milhões) foi a 110ª de 165 unidades produzidas do modelo e uma das 90 com a especificação Lusso. Mesmo figurando entre os carros clássicos mais caros de 2017, ela foi uma das mais baratas do mesmo tipo já vendidas.
5º – Porsche 917K 1970
O valor de 14,08 milhões de dólares (R$ 45,61 milhões) pagos pelo 917K 1970 se tornou o recorde de um veículo da Porsche em leilões. O modelo foi utilizado pela marca alemã no desenvolvimento da linha 917. Apesar de ter feito a melhor volta em Le Mans no ano nunca competiu. O valor elevado se deu pelo fato de ter sido usado na produção de Le Mans, filme de 1971, com o eterno Steve McQueen.
4º – Ferrari 275 GTB Competizione 1966
Esta Ferrari vendida por 14,52 milhões de dólares (R$ 47,04 milhões) foi uma das 12 unidades da 275 GTB produzidas para competir. Completamente restaurada, ela ostenta seu motor original, chassi e fina carroceria, ambos produzidos em alumínio. Seu estado é tão impressionante, que no Pebble Beach Concours d’Elegance de 2007, última vez em que foi exposta, obteve 99 pontos.
3º – McLaren F1 1995
Apesar de ter sido fabricado há pouco mais de 20 anos, o McLaren F1 se tornou quase instantaneamente um mito. A unidade leiloada, que fez o modelo figurar no ranking dos carros clássicos mais caros de 2017, foi arrematada por 15,62 milhões de dólares (R$ 50,6 milhões). Este F1 é o primeiro de apenas sete “tropicalizados” para rodar nos Estados Unidos e o 44º das 64 unidades produzidas do modelo. Foi vendido pelo seu primeiro dono e nunca passou por nenhum tipo de upgrade (como se precisasse).
2º – Ferrari 250 GT LWB California Spider Competizione 1959
Nós falamos deste leilão no AutoPapo. O chassi 1451 GT do modelo foi o segundo de apenas oito unidades produzidas com carroceria de alumínio e especificação de corrida. Negociada por 17,99 milhões de dólares (R$ 58,28 milhões), essa Ferrari ficou em quarto lugar na classificação geral nas 24 Horas de Le Mans em 1959.
1º – Aston Martin DBR1 1956
Vendido por 22,55 milhões de dólares (R$ 73,06 milhões), o DBR1 se tornou o carro britânico mais caro vendido em um leilão – o sétimo no ranking de carros clássicos mais caros de todos os tempos. A unidade negociada era o chassi número 1 do modelo e foi pilotado por lendas como Carroll Shelby, Jack Brabham, Roy Salvadori e Sir Stirling Moss. Foi a primeira vez que um DBR1 foi a leilão. Uau.
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