Entre as virtudes dos sedãs, está a de oferecer um porta-malas espaçoso, ainda que em sacrifício da agilidade oferecida pelos compactos. Assim, a característica é o que atrai muitos compradores que fazem a escolha por um: seja porque têm uma família grande ou porque precisam do espaço para viagens constantes, quanto maior a capacidade lá atrás, melhor a categoria mostra a que veio. Assim, pode ser interessante conhecer quais são os sedãs com os maiores porta-malas.
Apesar de, atualmente, os utilitários esportivos estarem em alta, os sedãs continuam apresentando um volume significativo de vendas. No ano passado, o três volumes vendeu mais que o concorrente SUV. De acordo com dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os sedãs representaram 25.8% dos veículos emplacados em 2017. Incluem-se, aí, os sedãs compactos, pequenos, médios e grandes. Já os SUVs representaram 22,34% dos emplacamentos de veículos novos. Ambos são precedidos pelo campeão de vendas hatch.
Deve-se levar em conta que os dados exibidos nesta lista são aqueles fornecidos pelas montadoras. Já foi constatado que o volume efetivo pode divergir daquele anunciado, um truque realizado por variações no processo de mensuração. Algumas marcas, inclusive, chegam a utilizar água para preencher o bagageiro, enquanto outras utilizam o método mais adequado, o VDA.
A sigla significa Verband der Automobilindustrie, do alemão, e se refere à instituição que desenvolveu o padrão de medição. Nesta técnica, utilizam-se cubos de isopor para preencher o espaço do porta-malas. Dessa forma, é possível considerar que bagagens não vão preencher cada gretinha do bagageiro, como a água.
Outras, como a Honda, com o City, incluem espaços que dificilmente serão utilizados, como os que ficam ao lado do estepe sob o carpete. Por isso mesmo, ele acabou ficando de fora do ranking, já que a própria fabricante informa que há essa “pegadinha”.
Confira os dez sedãs com os maiores porta-malas da categoria:
1. Chevrolet Cobalt: 563 litros
2. Toyota Etios Sedã: 562 litros
3. Renault Fluence: 530 litros
4. Peugeot 408: 526 litros
5. Honda Civic e Fiat Cronos: 525 litros
6. Volkswagen Virtus: 521 litros
7. Fiat Grand Siena: 520 litros
8. Volkswagen Jetta e Renault Logan: 510 litros
9. Nissan Sentra: 503 litros
10. Chevrolet Prisma: 500 litros
R7