O Bahia voltou a decepcionar a torcida dentro de casa. Desde a longínqua partida contra o Cruzeiro, que venceu por 1×0, o tricolor não consegue um bom resultado na Fonte Nova. Perdeu para Palmeiras, Flamengo, empatou com Fluminense e Avaí e na tarde deste domingo, quando se esperava a recuperação, o time errou muito, Matheus Sales falhou em dois gols (um deles com uma falha feia de Mendoza) e Matheus reis falhou no terceiro e o resultado foi 3×1 para o Sport, quebrando um jejum de 28 anos sem vencer o tricolor dentro de Salvador. O time do técnico Luxemburgo chegou a Salvador com cinco desfalques – Diego Souza, André Lima e Ritcheli entre eles – e surpreendeu o time de Jorginho, que acabou sendo o principal alvo das vaias da torcida após o final da partida.
O início da partida já mostrou um Bahia desentrosado, deixando-se envolver pelo Sport, que apesar dos desfalques, dominou os minutos iniciais e mandou no jogo. Aos 18 minutos, Mendoza, um dos piores em campo, perdeu uma bola boba tentando tocar de calcanhar e deu espaço para a jogada de linha de fundo do Sport, Lenis cruzou e Matheus Sales não acompanhou Everton, que chegou na bola tranquilo tocando para as redes de Jean. O gol acordou o Bahia que até aquele momento deixava-se envolver pelo time pernambucano. O tricolor passou a dominar as ações, mas sem conseguir colocar em risco o gol de Magrão.
O gol de empate veio somente na segunda etapa, com um cruzamento de Matheus Sales (deslocado para a direita com a saída de Regis Souza, vaiado pela torcida), na cabeça de Rodrigão, que marcou seu terceiro gol com a camisa do Bahia, isso aos 13 minutos.
Quando parecia que o Bahia iria para cima, o Sport mostrou maior qualidade, e aproveitou das seguidas bobeiras do meio de campo do Bahia. Numa cobrança de escanteio, após bate e rebate, bola cruzada para o lado esquerdo, Matheus Salles não cobriu e Ronaldo Alves chegou sozinho na bola, tocado para as redes: 2×1. O Sport ainda teve duas boas chances de marcar, numa delas, Jean fez excelente defesa e quando a falta de criatividade tricolor já demonstrava que o resultado seria novamente frustrante dentro de casa, Matheus Reis deu bobeira duas vezes seguidas deixando de ir na bola, aos 46 minutos, e Everton tocou para Lenis que fechou o caixão tricolor. A vaias que já eram ouvidas, ficaram ensurdecedoras, pedindo, principalmente, a cabeça do técnico Jorginho.
O técnico levou a campo um sistema de marcação formado por Renê e Matheus Sales, deixando Juninho no banco. As substituições feitas na segunda etapa, com as entrada de Vinicius, Ferrareis e Juninho não conseguiram mudar o padrão de jogo. Ferrareis, sequer tocou na bola. Mendoza foi espectador e sempre que tentou tocar a bola atrapalhou mais do que ajudou e Matheus Sales teve seu dia de Judas. O resultado manteve o Bahia na 14ª colocação (pode perder uma posição nesta segunda, já que o atlético PR enfrenta o Vasco, no Rio de Janeiro), a dois pontos da zona de rebaixamento. O time volta a campo na quarta-feira, contra a Chapecoense, em Chapecó.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Sport
Campeonato Brasileiro – 17ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 30/07/2017
Horário: 16h
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Assistentes adicionais: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO) e Osimar Moreira da Silva Júnior (GO)
Gols: Rodrigão (Bahia) / Everton Felipe, Ronaldo Alves, Lenis (Sport)
Cartões amarelos: VInícius (Bahia) / Juninho, Ronaldo Alves, Thomás, Henríquez, Lenis (Sport)
Bahia: Jean; Régis Souza (Matheus Sales), Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Matheus Sales, Renê Júnior e Régis (Vinícius); Zé Rafael, Mendoza (Ferrareis) e Rodrigão. Técnico: Jorginho.
Sport: Magrão; Raul Prata, Ronaldo Alves, Henríquez e Mena; Patrick, Rodrigo, Everton Felipe, Thomás (Sander) e Lenis; Juninho (Índio). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.