Com o crescimento no número de pacientes com câncer de mama, cuidar da saúde é imprescindível. Por isso, a Concessionária Bahia Norte, em respeito aos integrantes, desenvolveu uma campanha para informar sobre o tema, além de alertar sobre a importância do autocuidado, incluindo a realização de exames. Para tanto, várias ações foram realizadas ao longo do mês de outubro.
Entre elas, uma transmissão ao vivo para os funcionários. Na ocasião, a equipe de saúde conversou e tirou dúvidas acerca da doença. Ainda durante o ‘Outubro Rosa’, campanha
A preocupação da empresa de informar e tratar sobre o tema com os integrantes é ainda mais relevante quando se observa os números referentes à doença. Por isso, quanto mais informação e prestação de serviço, nesse sentido, melhor.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a quinta causa de morte por câncer em geral e a causa mais frequente de 66.280 casos novos da doença, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. Em 2018, 17.572 mulheres morreram com a doença.
Importância do autocuidado
Mais do que os números, a CBN acompanhou de perto uma paciente da doença, ajudando não apenas com informação, mas com todo suporte necessário. Ivoneidade de Azevedo, que é operadora de pedágio da Concessionária, teve diagnóstico positivo para a doença em 2018. Após o tratamento, ela afirma que o autocuidado é imprescindível.
“Cuidar do nosso corpo não é só tomar banho, passar hidratante ou se preocupar com estrias, mas é cuidar por dentro. E isso inclui o autocuidado”, disse Ivoneide, arrecadadora da Bahia Norte.
De acordo com ela, os primeiros sinais da doença apareceram durante uma ida rotineira ao ginecologista para entrega de exames, em 2017. A mamografia revelou uma espécie de círculo na mama esquerda e a necessidade da busca por um mastologista.
Algum tempo depois desse episódio, ela e o marido perceberam a presença de um grande caroço no seio onde havia aparecido o círculo. “Eu me lembrei logo da guia e eu procurei a mastologista. Marquei no dia seguinte”. Após a consulta, ela então foi submetida a vários exames, incluindo biopsias. Foi uma delas, inclusive, que revelou o diagnóstico positivo para o câncer de mama.
“Os exames não vão impedir da doença vir. Ela pode chegar para qualquer pessoa, independentemente de qualquer coisa. Mas o autocuidado, a procura pelo médico, é importante. Pense, senão tivesse acompanhamento médico? A gente tem que fazer o exame todo ano para cuidar, para dar tempo de fazer o tratamento, caso isso seja necessário, e se curar. É imprescindível”, disse a operadora de pedágio.
Diante do cenário, quanto mais cedo a descoberta do câncer, maiores as chances de curas. Para tanto, várias ações podem ser combinadas nesse sentido, como o autoexame, técnica de prevenção usada na tentativa de identificar estágios iniciais do câncer de mamas, e realizações de mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. Mas é importante fazê-los. Não deixar para depois.
“Eu estou curada. É importante que as pessoas procurem ajuda médica. Antes eu achava que a doença era sinal da morte, mas não. Procurem o médico, se cuidem”, contou Ivoneide.