A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue promovendo uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa tendo como público alvo as mulheres em situação de rua. Nesta quarta-feira (26), o Largo de Roma, no Bonfim, recebe a Feira de Saúde “Te encontro no Ponto”, das 09 às 13h. Já na manhã de quinta-feira (27), a Feira de Saúde “Mulher da Maloca”, chega à Praça da Piedade, no Centro de Salvador.
O objetivo das Feiras é o de promover saúde na rua, favorecendo e oportunizando o cuidado a população em situação de rua e a comunidade ao redor das praças de Roma e Piedade, locais de grande circulação das mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social. Dentre os serviços que serão ofertados estão aferição de PA- Enfermagem; Verificação de Glicemia – Enfermagem; Orientação sobre o uso de contraceptivos – Redutores; Orientação sobre IST (HIV, sífilis, entre outros) – Sanitarista; Orientação de higiene oral e a Roda de Conversa “Cuidando de mim”, como os temas: Impactos na saúde mental ao receber um diagnóstico terminal, Mitos e Verdades sobre o câncer, Valorização da Autoestima, O toque também é uma forma de cuidado: autoexame.
Atividades de musicalização e corporais também estão na agenda, além de iniciativas de educação em saúde e rastreio de sintomático respiratório, Educação em saúde para IST, PREP/PEP e TR; Preventivo e encaminhamentos; Educação em Saúde sobre RD para o tabaco e oficina de Kumbaya; Auriculoterapia; Jogo de Tabuleiro Caminho para a cidadania, que tem por objetivo evidenciar de maneira lúdica o cumprimento da cidadania como recurso básico para a saúde, colocando como temas relevantes a redução de danos, acesso a documentação, informações jurídicas, higienização, arte, assistência, apoio psicológico, entre outros recursos utilizados a favor da saúde para população em situação de rua no âmbito de trabalho do Ponto de Cidadania.
Autocuidado; Bazar de ideias; Orientações e encaminhamentos para documentação, auxílios eventuais e benefícios sociais; Orientações e encaminhamento para acolhimento institucional; Orientações Jurídicas. Além disso, haverá distribuição de lanches e diversos materiais para os participantes, a exemplo de camisinhas, água mineral, escova de dentes e pasta, folhetos educativos, Kit higiente com absorvente, material para auriculoterapia, pentes pequenos e grandes.
Participam da ação o Consultório na rua de Itapagipe, Ponto de Cidadania Itapagipe, Unidade de Acolhimento Adulto- UAA, Ponto de Cidadania Centro Histórico, Consultórios na Rua Pelourinho e Gamboa, além de profissionais dos CRAS de Salvador, Defensoria Pública, e Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, que promoverão serviços, encaminhamentos e orientações nos stands da Feira.