Os serviços da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) estão à disposição dos baianos de forma prática e rápida, 24 horas por dia, via atendimento virtual no WhatsApp. Através do número 0800 284 0011, os cidadãos podem fazer denúncias, reclamações ou elogios a qualquer órgão estadual. Na terça-feira (13), a Bahia recebeu do Grupo Meta, empresa que gere o aplicativo, o selo de verificação dado a serviços que atendem a todas as etapas de segurança, transparência e sigilo. A certificação digital foi celebrada, nesta quinta-feira (15), durante o último encontro do ano da Rede de Ouvidores Especializados do Estado. “O nosso serviço de atendimento melhorou muito com a inclusão do Whatsapp, que é uma das ferramentas de comunicação que as pessoas mais utilizam. Esse acesso faz com que o cidadão consiga falar com ouvidoria de uma forma mais prática, sem ficar tanto tempo no telefone aguardando na linha. Com isso, a participação social se tornou uma coisa muito mais prática e mais rápida, o que vai melhorar o serviço público”, afirmou a Supervisora de teleatendimento da OGE, Tainá Sousa. No evento, diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Júlio Rocha, fez uma palestra sobre a importância do órgão como instrumento democrático. “É sempre importante ressaltar a competência da OGE, que faz um trabalho extraordinário de ouvir a sociedade civil, melhorando a implementação de políticas públicas e a redução da deficiência dos órgãos públicos”, afirmou. Na ocasião, também foi anunciado um curso de qualificação para os servidores em parceria com o curso de administração da Universidade Federal da Bahia. O Ouvidor Geral do Estado, Jonival Lucas, afirma que “qualificar melhor os servidores melhora a transparência e a relação do Estado e dos serviços prestados com os cidadãos, para que a gente continue evoluindo. Para Nós da OGE é fundamental que que essa relação seja mais próxima possível, porque é uma maneira de melhorar a qualidade do serviço público”. Balanço Nos últimos oito anos, a Ouvidoria Geral do Estado registrou 2 milhões de manifestações. Nesse total, um milhão e oitocentas mil pessoas obtiveram resposta no mesmo dia. Os dados foram extraídos pelo Sistema de Ouvidoria (TAG), no período de janeiro de 2014 até dezembro de 2022.
Fotos: Elói Corrêa/ GOVBA