Uma semana após o lançamento, o programa Ouvindo Nosso Bairro (ONB), promovido pela Prefeitura, já possui quase 5 mil pessoas cadastradas e registrou mais de 9 mil sugestões de intervenções em diversos bairros da cidade. As propostas podem ser enviadas até o próximo dia 12, através do site ouvindonossobairro. salvador. ba. gov. br .
Além disso, com intuito de auxiliar a iniciativa, dois colaboradores também estão presentes em cada Prefeitura-Bairro, presencialmente, com tablets em mãos para ajudar a população a fazer o cadastro. Todas as sugestões recebidas neste primeiro momento vão passar por análise de viabilidade técnica e a lista com as aprovadas começa a ser elaborada para posterior votação no próprio site do programa. A votação está prevista para acontecer entre os dias 27 de julho e 11 de agosto.
De acordo com o titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras–Bairro, Kaio Moraes, a participação popular é o grande diferencial do programa. “Estamos buscando saber quais as demandas de cada comunidade. Muitas vezes o cidadão circula pela cidade e percebe a necessidade de intervenções. Essa é a oportunidade para direcionar essas demandas para a gestão. Tivemos até aqui um número expressivo de participações e queremos aumentar a contagem nessa reta final dessa primeira etapa”, destaca.
Experiência – Jorgenilson Santos, de 47 anos, fez a sugestão de melhorias presencialmente e contou que a iniciativa é muito boa para beneficiar a população mais carentes dos bairros de Salvador. “Com essa ação, creio que vai ajudar muita gente e fazer com que essas obras alcancem os lugares que mais precisam”, aponta.
Já o servidor público Salmo Souza, 31 anos, utilizou o site para fazer a sua contribuição. “Desde que o programa foi criado já beneficiou muitas pessoas, e acredito que agora não será diferente. A iniciativa é muito bacana para unir os interesses públicos e o da população, para que, assim, possamos trabalhar unidos na melhoria da nossa cidade”, diz.
Programa – Coordenado pela Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras–Bairro, o Ouvindo Nosso Bairro (ONB) foi criado em 2015 e se tornou o maior processo de consulta pública no Brasil. O objetivo é discutir e avaliar a realidade de cada local, a partir da experiência do cidadão no próprio dia a dia e do conhecimento dos problemas cotidianos.
Foto: Bruno Concha/Secom