Inspirado na história familiar do diretor de animação Renato Barreto e da empresária Fernanda Arraz, que tiveram o filho mais novo diagnosticado dentro do espectro autista aos dois anos e meio, a série de animação “Auts” estreia nesta segunda-feira (6), na TVE Bahia. São 26 episódios lúdico-educativos, exibidos durante a “Hora da Criança”, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h.
Para traduzir as experiências da família com Arthur, atualmente com 13 anos de idade, Renato teve a ideia de criar Auts, abreviação da palavra autismo, para incentivar as habilidades do filho, que acabou desenvolvendo a fala dublando o próprio personagem. Os episódios são baseados em histórias da vida real da família de Renato, Fernanda, Artur e do seu irmão David, ambos personagens, dubladores e co-criadores dos episódios.
Voltados para o desenvolvimento dos aprendizados e aquisições da primeira infância de crianças típicas e com necessidades especiais, o projeto é uma plataforma transmídia com uma série de interprogramas de animação infantil, site e aplicativo, que mistura entretenimento e educação de forma inclusiva, e tem patrocínio da GolFarma Distribuidora Farmaceutica e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Confira a sinopse:
Auts, dublado por Arthur, é um menino de seis anos que se encontra no espectro autista. Apesar de não interagir muito, procura aprender com os amigos sobre as coisas e o mundo em que vive. Ele tem medo do Cachorro, personagem dublado por Renato, mas aos poucos está tentando se aproximar dele para serem bons amigos. Sua amiga Ana, uma menina de sete anos que adora flores e borboletas, ajuda Auts a se interessar e a interagir com as coisas do mundo. É dublado pela mãe, Fernanda. Já Davi, seu outro amigo, é um menino de 8 anos e tem dificuldades em lidar com Auts, mas está aprendendo a interagir com o amigo, mesmo com suas diferenças. Davi é dublado pelo irmão de Arthur, David.
Bahia Notícias