Está chegando mais um Natal aí gente, com quase 12 milhões de desempregados no meio da crise econômica. Daí a gente lembra que pode ter uma vaga mesmo que temporária. Vamos nessa.
Pois então. Confederação Nacional do Comércio divulga uma pesquisa em cima do assunto prosa de hoje. A pesquisa aponta, em primeiro lugar, uma queda de 3,5% nas vendas do comércio neste Natal, o que significa menor número de presentes, com certeza.
Mas a prosa é a seguinte. Pelos dados da CNC, mesmo assim os lojistas acham que neste Natal serão contratados 135 mil trabalhadores provisórios. Quase 62% dos empregos temporários, neste Natal, será no setor de lojas de roupas, justamente o presente que mais deve ser dado nas festas natalinas.
Vamos para outro assunto que interessa por demais. Quanto de salário esses temporário deverão receber neste Natal? O salário médio deverá ser de R$ 1.205, o que significa 9,5% a mais do que o ano passado, o que dá meio por cento acima da inflação acumulada.
Então, boa sorte para a pessoa aí que está desempregada e precisando de uma grana extra neste Natal. Até porque, segundo outra pesquisa, também no comércio, existem hoje em todo o Brasil quase 60 milhões de pessoas negativadas, ou seja, não conseguiram pagar as dívidas em dia e por isso tiverem seus nomes inscritos nas fichas de maus pagadores. Dá quase 40% do total da população brasileira. Pior é na região Norte onde, se a gente pegar o pessoal que está com dívida sem pagar, chega a 47% da população regional.
ebc