Salvador já está fervilhando com a expectativa das festas de rua como Iemanjá, o pré carnaval do Furdunço e do Fuzuê e finalmente com a chegada da grande festa. Mas como é sempre tempo de boa música no Palco do Cruzeiro a programação segue no Pelourinho até a boquinha do carnaval, dando a possibilidade de baianos e turistas curtirem um bom happy-hour. Os shows promovidos pelos restaurantes Boteco do Pelô, Cuco Bistrô e Odoyá acontecem, sempre começando às 18h30. Esta semana MPB, chorinho, piseiro, pop, axé… O couvert custa R$ 10,00 e é cobrado apenas nas mesas externas dos restaurantes.
Confira a programação:
Segunda-feira, dia 29 de janeiro – Forró – Gel Barbosa, um dos melhores sanfoneiros da atualidade, faz temporada de shows no Largo do Cruzeiro do São Francisco, às segundas-feiras, a partir das 18h. Gel Barbosa, que é produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro, já acompanhou e gravou com artistas como Zé Calixto, Pinto do Acordeon, Antônio Barros, Cecéu, Elba Ramalho, Xangai, Targino Gondim, Carlos Pitta, Elba Ramalho, Almério, Mariana Aydar e Renato Borghetti. Natural de Serra da Raiz, na Paraíba, Gel Barbosa nasceu numa família de músicos e teve como maior influenciador seu pai Geraldinho, tocador de oito baixos.
Terça, dia 30 de janeiro – Samba e MPB – Sátyra Carvalho – Cantora, instrumentista e compositora, Sátyra Carvalho é ex-integrante da banda Vixe Mainha. Fez também parte da ala de canto do bloco afro Olodum. Hoje, em carreira solo, traz como proposta a música dentro do universo do afro-pop e o axé music. Recentemente fez uma turnê na Europa, passando pela Itália (Torino, Bologna, Firenze, Sardenha, Marmi e Veneza), pela Suécia (Estolcomo), Alemanha (Frankfurt, Festival em Coburg, Mannheim) e Suíça no Festival Züri Fascht.
Quarta, 31 de janeiro – MPB, Samba e Rock Nacional – Fred Aquino – Fred Aquino começou com 12 anos a estudar violão e aos 19 ja fazia pequenos shows em bares. Acompanhou a cantora compositora Neila Kadhí e Joanna Terra, que gravou sua musica “Urbanos” e foi classificada no Festival da Educadora. Foi membro do grupo Cama De Voz e da banda de forró Flor Serena. Fred Aquino é compositor e ja teve musicas gravadas pela banda Estakazero, pelo vocalista Leo Macedo e também por Cicinho de Assis. Com Regiane Carvalho segue o projeto da banda Rosa Chá onde os dois são vocalistas. Fred Aquino toca sempre com um som diversificado passeando pelo Samba, mas também pela Bossa Nova, MPB, Rock Nacional e faz um show diversificado e animado.
!uinta-feira, 01 de fevereiro – Pop, MPB e música internacional – Nina Sol – Cantora e compositora, Nina Sol navega em seu show entre o blues, o jazz e os clássicos da MPB. Representante da Nova MPB, ela é baiana e além de ter estudado piano e flauta também bebeu da água da fonte dos atabaques dos terreiros onde é filha do Axé. Nina Sol se apresenta acompanhada dos músicos Aldir Leal nas gaitas e Nego Leal na bateria, enquanto Nina canta e toca violão.
Sexta-feira, 02 de fevereiro – pop rock nacional e internacional – Maurício Ferraz – Soteropolitano, apaixonado pela Música Popular Brasileira e sempre com a proposta de despertar boas lembranças e emocionar as pessoas através da sua arte, Maurício Ferraz, teve os primeiros contatos com a música na infância, mas somente na pré-adolescência começou de fato a tocar o seu instrumento preferido, o violão. Aos 15 anos começou a sua jornada musical. Aos 17 anos começou a cantar por incentivo de amigos e familiares por possuir um timbre que, de certa forma, impressiona. Agora, junto aos amigos Mark Silva e Diego Santana apresenta releituras de músicas que tocam o coração.
Sábado, 03 de fevereiro – Pop, Axé e Piseiro – Cid Rocha – Nascido em Salvador, Cid Rocha começou sua carreira bem cedo. Filho e neto de músicos, logo surgiu no meio musical aos 15 anos, tocando bandolim com seu avô José das 7 Cordas, que também lhe ensinou a tocar guitarra baiana e guitarra de seis cordas (guitarrão) como era chamada na época. Após alguns anos Cid passou pela escola de música do Sesc Nazaré em Salvador, aperfeiçoando o conhecimento de sua musicalidade teórica e recebendo aulas de canto no coral principal. A partir daí começou a trilhar seu próprio caminho, a tocar e cantar músicas no seu estilo e fazer apresentações em casas noturnas da capital e interior do Estado, tocando MPB e fazendo uma nova roupagem para as músicas, oferecendo ao público uma percepção diferenciada. Com o passar do tempo foi aprimorando seu estilo e repertório, se especializando em tocar o ritmo do seu coração, o AXÉ. Atualmente, mesmo tocando MPB e ritmos da atualidade em casas noturnas e eventos particulares, é a música baiana a maior responsável pelo seu grande sucesso.
Na outra semana
Segunda-feira, 05 de fevereiro – Forró – Gel Barbosa, um dos melhores sanfoneiros da atualidade, faz temporada de shows no Largo do Cruzeiro do São Francisco, às segundas-feiras, a partir das 18h. Gel Barbosa, que é produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro, já acompanhou e gravou com artistas como Zé Calixto, Pinto do Acordeon, Antônio Barros, Cecéu, Elba Ramalho, Xangai, Targino Gondim, Carlos Pitta, Elba Ramalho, Almério, Mariana Aydar e Renato Borghetti. Natural de Serra da Raiz, na Paraíba, Gel Barbosa nasceu numa família de músicos e teve como maior influenciador seu pai Geraldinho, tocador de oito baixos.
Terça, 06 de fevereiro – Samba e MPB – Sátyra Carvalho – Cantora, instrumentista e compositora, Sátyra Carvalho é ex-integrante da banda Vixe Mainha. Fez também parte da ala de canto do bloco afro Olodum. Hoje, em carreira solo, traz como proposta a música dentro do universo do afro-pop e o axé music. Recentemente fez uma turnê na Europa, passando pela Itália (Torino, Bologna, Firenze, Sardenha, Marmi e Veneza), pela Suécia (Estolcomo), Alemanha (Frankfurt, Festival em Coburg, Mannheim) e Suíça no Festival Züri Fascht.
Quarta, 07 de fevereiro – Pop, Axé e Piseiro – Cid Rocha – Nascido em Salvador, Cid Rocha começou sua carreira bem cedo. Filho e neto de músicos, logo surgiu no meio musical aos 15 anos, tocando bandolim com seu avô José das 7 Cordas, que também lhe ensinou a tocar guitarra baiana e guitarra de seis cordas (guitarrão) como era chamada na época. Após alguns anos Cid passou pela escola de música do Sesc Nazaré em Salvador, aperfeiçoando o conhecimento de sua musicalidade teórica e recebendo aulas de canto no coral principal. A partir daí começou a trilhar seu próprio caminho, a tocar e cantar músicas no seu estilo e fazer apresentações em casas noturnas da capital e interior do Estado, tocando MPB e fazendo uma nova roupagem para as músicas, oferecendo ao público uma percepção diferenciada. Com o passar do tempo foi aprimorando seu estilo e repertório, se especializando em tocar o ritmo do seu coração, o AXÉ. Atualmente, mesmo tocando MPB e ritmos da atualidade em casas noturnas e eventos particulares, é a música baiana a maior responsável pelo seu grande sucesso.
Serviço:
Segunda – dia 29/01, a partir das 18h30 – Gel Barbosa
Terça-feira – dia 30/01, a partir das 18h30 – Sátyra Barbosa
Quarta-feira – dia 31/01, a partir das 18h30 – Fred Aquino
Quinta-feira – dia 01/02, a partir das 18h30 – Nina Sol
Sexta- feira – dia 02/02, a partir das 18h30 – Maurício Ferraz
Sábado – dia 03/02, a partir das 18h30 – Cid Rocha
Segunda – dia 05/03, a partir das 18h30 – Gel Barbosa
Terça-feira – dia 06/03, a partir das 18h30 – Sátyra Barbosa
Quarta-feira – dia 07/03, a partir das 18h30 – Cid Rocha