A tecnologia vem sendo uma grande aliada das empresas durante a pandemia de covid-19, infecção respiratória causada pelo novo coronavírus. No Grupo LemosPassos, responsável pela produção de 5 milhões de refeições servidas por mês em hospitais, indústrias e empresas de segurança em 9 estados, incluindo a Bahia, a empresa adotou o trabalho remoto para alguns setores administrativos, mas precisou adaptar ações essenciais que mantêm a rotina das equipes que trabalham nas cozinhas desses ambientes por meio de videoconferência e treinamentos gravados em vídeos.
O Grupo conta com 2.000 colaboradores, com grande parte deles trabalhando nas cozinhas ou realizando o transporte dos alimentos. Faz parte da rotina da nutricionista Vanessa Leone na LemosPassos, o controle de qualidade e segurança de alimentos, com o monitoramento do trabalho e treinamento dos nutricionistas de cada unidade de produção, cozinheiros, auxiliares de cozinha e outros colaboradores que atuam no manejo dos alimentos. “É um trabalho que era feito presencialmente, in loco, em contato com nossas bases de produção. Isso exigia o deslocamento a lugares remotos que levam dias de traslado, demandando toda uma logística e que a gente teve que adaptar para o espaço virtual”, explica Leone.
Os treinamentos vêm sendo realizados por videoconferência, além de envio de vídeos com orientações a todos os funcionários, como esse registrado na imagem abaixo, realizado esse mês e que atingiu, até o momento, cerca de 800 colaboradores. A adaptação, segundo a empesa, foi imprescindível para permitir que o protocolo de segurança seja mantido e, assim, a alimentação possa continuar chegando com a mesma qualidade em sabor e nutrição aos milhares de comensais todos os dias.
O aplicativo WhatsApp também vem sendo utilizado como meio de compartilhar informações e orientações aos nutricionistas gestores de cada unidade, de forma sistemática, com conteúdo que contribui com as boas práticas no trabalho. “A ANVISA e o SEBRAE disponibilizaram cursos on-line gratuitos com conteúdos que agregam muito conhecimento, e tenho sugerido aos nossos nutricionistas como aprendizagem que vale para o nosso serviço e também para suas formações individuais”, relata Vanessa Leone.