Depois de passar por nove cidades nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul, o COLETIVO PANDORAS vem à Bahia para encerrar a sua primeira turnê virtual, experimentando uma nova forma de promover circulação de artes cênicas no país. Distantes do eixo sul-sudeste, que concentra as iniciativas culturais com maior visibilidade, as artistas Radarani Oliveira, Izabela Nascente e Fernanda Pimenta recriaram os espetáculos Pastrana e A Visita de Chico para uma rede de exibições que, além de democratizar o acesso à produção cultural no interior do país, promove discussões sobre o papel político e social do circo e da mulher na arte e fora dela. Esta semana, o Coletivo Pandoras estará na capital baiana, com evento transmitido pelo canal do Casa Preta Espaço de Cultura no Youtube, neste sábado, dia 21 de novembro, às 20h, com acesso gratuito.
Pastrana é um espetáculo de lambe-lambe que se apropria da história da Monga – A Mulher Gorila, muito popular em feiras e circos Brasil afora, para sintetizar a história de Júlia Pastrana e questionar o padrão de beleza feminino imposto pela sociedade. Já “A Visita de Chico” remonta o imaginário da mulher moderna, que lida com a vida cotidiana e recebe a inesperada e apaixonante visita de Chico, momento em que tem que dar conta de um amor, que é uma representação, e da sociedade, que não aceita o corpo feminino como ele é.
“Fizemos isso como uma forma de resistência a este modo de subjetivação do feminino, apontando para o entendimento que ser mulher é também ser desajustada, engraçada, questionadora e política”, comentou Radarani, artista circense, palhaça e intérprete da Soldara, personagem protagonista em A Visita de Chico.
Após a exibição dos espetáculos, acontecerá um debate sobre as mulheres no universo artístico com o tema “Mulheres em Cena”, com a participação da diretora teatral e professora pós-doutora, Joice Aglae, fundadora dos grupos de pesquisa e criação teatral Cia Buffa de Teatro (Brasil) e Bottega Buffa CircoVacanti (Itália), com experiências nas áreas de artes, direção teatral, preparação de ator e interpretação. A mediação ficará por conta das próprias artistas do Coletivo Pandoras.
Após Salvador, o grupo segue para Ilha de Itaparica onde encerra a sua primeira turnê nacional virtual, no dia 28 de novembro (sábado), com transmissão realizada no canal da Trupe RAIS no Youtube.
O projeto é uma realização do Coletivo Pandoras, correalizado pela Cultivo Projetos e Soluções Criativas e Círculo Filmes, com apresentação do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura.
SERVIÇO – COLETIVO PANDORAS: TURNÊ VIRTUAL
Quando: 21 de novembro (sábado) – 20h
Onde: Canal do Youtube da Casa Preta Espaço de Cultura
Link dos espetáculos: https://www.youtube.com/watch?v=6nsm4UkybYg
Acesso: Gratuito
Mais informações: projetopandoras.com.br