Sete crianças e um professor ficaram presos em um teleférico, a 274 metros de altura, depois que um cabo se rompeu enquanto eles iam para a escola em outra parte do distrito de Battagram, no Paquistão.
Por volta das 18h no horário local (8h de Brasília), uma das crianças foi resgatada.
De acordo com as equipes de resgate, elas estão presas desde às 9h no horário local (23h de segunda-feira em Brasília) quando o cabo se rompeu.
“Uma criança desmaiou devido ao calor e ao medo”, disse Shariq Riaz Khattak, um oficial de resgate no local, à Reuters.
O resgate é considerado difícil, segundo avaliação de um funcionário do distrito de Battagram, devido aos fortes ventos e a altitude da cápsula. A aproximação do helicóptero também pode desestabilizar o único fio que sustenta a cápsula.
Um helicóptero militar foi deslocado para a região para contribuir na missão de salvamento.
A cápsula do teleférico está presa apenas por 1 dos fios de sustentação.
Um professor da região disse que cerca de 150 pessoas fazem diariamente a perigosa viagem de teleférico para a escola, devido à falta de infraestrutura de transporte na área.
O primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwar-ul-Haq Kakar, determinou o fechamento de vários teleféricos que estejam há muito tempo sem manutenção.
“Também instruí as autoridades a realizar inspeções de segurança de todos esses teleféricos privados e garantir que sejam seguros para operar e usar”, disse ele em um post na rede social “X”, antigo Twitter.
G1