O mês de setembro é voltado às ações de prevenção ao suicídio. Em Salvador, no bairro do Cabula, o Colégio Vitória-Régia está promovendo, no período, uma série de iniciativas com os alunos. “Produção de murais de valorização à vida, bate-papo sobre saúde e alimentação saudável e palestras de prevenção ao bullying são algumas das ações. Além disso, cabe destacar que, não só agora, mas ao longo de todo ano, a instituição trabalha as emoções por meio das aulas de Educação Socioemocional”, detalha a orientadora educacional, Bárbara Costa.
Nos dias 16, 24 e 25 de setembro, em parceria com a Polícia Militar da Bahia, o colégio irá promover palestras sobre prevenção ao bullying, sempre das 10h30 às 12h10, com alunos do 6º, 9º e 8º ano, respectivamente. Também no dia 16, estudantes terão momentos ricos com nutricionista, inclusive na cozinha experimental, onde irão falar sobre ‘Saúde na Infância e Alimentação Saudável’. Os horários das ações são 7h30 às 10h30; 13h30 às 14h10 e 14h30 às 15h30; sendo este último na cozinha experimental.
O público idoso também será contemplado com as ações, através do projeto gratuito e solidário Melhor Idade. No dia 17 de setembro, os alunos já matriculados, que possuem mais de 50 anos, irão cuidar da autoestima com a oficina de automaquiagem; e no dia 24 eles terão oficina artística. Ambas as ações acontecem das 16h às 17h.
Educação Socioemocional
A orientadora educacional explica que, desde 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) implementou as competências socioemocionais dentro das habilidades gerais de ensino. E, desde então, as escolas devem trabalhar o tema em sala de aula, abordando emoções e relações interpessoais. “No Vitória-Régia, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais acontece desde a infância, passando pelos demais segmentos de ensino, ao longo de todo o ano, com ações diversas, e não somente no Setembro Amarelo. Cabe ainda ressaltar que a Educação Socioemocional é um instrumento de promoção à saúde mental não só entre os alunos, como também entre professores e colaboradores”, diz Bárbara Costa.
Na prática, a Educação Socioemocional permite compreender e como lidar com as nossas próprias emoções, como também com as do outro, trabalhando o autoconhecimento, a autorregulação, a automotivação e as habilidades sociais, sejam elas na escola ou fora dela. “No Vitória-Régia, realizamos ações diversas, como palestras com convidados especiais, oficinas, debates, atividades em grupo, jogos, rodas de conversa etc. Outro projeto é o Programa Ser Gente Para Brilhar, ministrado por psicólogos e psicopedagogos com ações da Educação Infantil ao Ensino Médio. O objetivo é formar indivíduos que saberão lidar com o próximo e com suas próprias questões da melhor forma possível”, informa a orientadora educacional Bárbara Costa, reforçando ainda que a instituição de ensino disponibiliza profissionais especializados para dar suporte e conversar com o aluno, quando houver necessidade.
Ações Setembro Amarelo:
– Palestra com a PM sobre prevenção ao bullying
16/09: 10h30 às 12h10 | 6º ano
24/09: 10h30 às 12h10 | 9º ano
25/09: 10h30 às 12h10 | 8º ano
– Bate-papo com nutricionista sobre ‘Saúde na Infância e Alimentação Saudável’
Horários:
7h30 às 10h30 (manhã)
13h30 às 14h10 (tarde)
14h30 às 15h30 (cozinha experimental)
– Projeto Melhor Idade (idosos)
17/09: Oficina de automaquiagem
24/09: Oficina de artística