A praia do Farol de Itapuã será o ponto de partida da sexta temporada do Para Praia, que vai receber pela primeira vez o banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, das 8 às 12 horas, nos sábados 05 e 12 de janeiro. Em seguida, o projeto muda suas tendas para o Litoral Norte no fim de semana 19 e 20/01, em praia que será definida em breve, no município de Camaçari. A partir do dia 26 de janeiro, o Para Praia estreia em Ondina, em frente ao IBR, que abriga o projeto desde a sua primeira edição. Na sua praia oficial, o evento vai promover o banho de mar até o dia 23 de fevereiro, sempre aos sábados, exceto no dia 02/02. A Braskem e o Salvador Shopping patrocinam o projeto, apoiado pela Cetrel, Itmov, Citelum e conta com o apoio técnico da Escola Bahiana de Medicina.
Em cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes, o banho de mar é promovido com a total assistência de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, enfermagem e educação física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Idealizado e promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), administrada pelo secretário André Fraga. A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing. O Para Praia também tem apoio de salva vidas e guardas municipais.
Nesta sexta edição, o Para Praia será realizado em três praias totalmente adaptadas para cadeirantes e pessoas com pouca mobilidade. Totalmente requalificada pela Prefeitura de Salvador, a praia do Farol de Itapuã recebeu toda infraestrutura para receber o projeto, como estacionamento, módulo de apoio a salva vidas e rampas de acesso. Em todas as praias o evento é promovido para garantir o conforto e a segurança de seus usuários, com área para atividades recreativas, banheiros especiais e pistas de acesso. Lounges em tendas protegem do sol, assim como o refrescante banho no chuveirão
VERÃO INCLUSIVO
O Para Praia acontece há cinco anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar assistido. É o principal projeto de inclusão para deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade, que não tinham acesso à praia no Verão de Salvador. Em cinco anos, o Para Praia já atendeu 1.500 banhistas, muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez.
Antes do Para Praia, o banho de mar, lazer preferido pelos baianos no Verão, sempre foi um desafio para os deficientes físicos, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia. A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 50 pessoas por dia.
BRASKEM
Segundo o gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia e Alagoas, Milton Pradines, a missão do Para Praia está alinhada ao propósito da empresa. “A Braskem busca criar soluções sustentáveis e inovadoras da química e do plástico, que possam melhorar a vida das pessoas. Exemplo dessas soluções são as cadeiras anfíbias flutuantes, que são utilizadas no ParaPraia, durante os banhos assistidos para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida”, explica.
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
SALVADOR SHOPPING
“O Salvador Shopping sempre esteve engajado em ações de respeito à diversidade e promoção da inclusão. Por isso, nos orgulhamos em renovar a parceria com o Para Praia, projeto que se destaca no nosso portfólio de ações sociais desde a primeira edição”, afirma Fabiano Mehmeri, coordenador de desenvolvimento socioambiental do Grupo JCPM.
Tecnologia de ponta aliada ao respeito ao meio ambiente é outra marca do empreendimento, que possui seu próprio Terraço Verde. Inédito no Nordeste, o projeto sustentável produz adubo livre de produtos químicos a partir de resíduos orgânicos de restaurantes do próprio shopping, que volta a receber as hortaliças colhidas na horta. O Salvador Shopping também abriga o Instituto JCPM de Compromisso Social, que estimula a inserção de jovens moradores do entorno no mercado de trabalho, com cursos gratuitos de capacitação e elevação da escolaridade.