A praia de São Tomé de Paripe será o ponto de partida da quarta temporada do ParaPraia, projeto que promove o banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, das 09 às 13 horas, nos dias 07 e 08 de janeiro. É a primeira vez que o evento acontece em uma praia do Subúrbio Ferroviário, para receber banhistas de toda sua região. Na semana seguinte, o ParaPraia passa a armar suas tendas na Praia de Ondina, sempre aos sábados e domingos, onde permanece até o dia 12 de fevereiro. A Braskem e o Salvador Shopping patrocinam o projeto, que conta com o apoio técnico da Escola Bahiana de Medicina.
O ParaPraia vem sendo realizado há três anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar com segurança e conforto. Muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez. Em cadeiras anfíbias, os banhistas contam com a total assistência de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, enfermagem e educação física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O ParaPraia também tem apoio de salva vidas e guardas municipais.
Nesta temporada, a novidade é o Lounge da Braskem, espaço criado para dar mais conforto ao lazer dos banhistas e familiares. Já o Chuveirão do Salvador Shopping, sensação na temporada passada, volta a ser instalado para refrescar os frequentadores do projeto.
O ParaPraia será realizado em duas praias totalmente adaptadas para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, com cadeiras anfíbias flutuantes, espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, tendas e pistas de acesso. Idealizado e promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Cidade Sustentável (SECIS), é capitaneado pelo secretário André Fraga. A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.
O banho de mar, lazer preferido pelos baianos no Verão, sempre foi um desafio para os deficientes físicos, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia. O ParaPraia surgiu com a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 60 pessoas por dia.