Salvador, 20 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

ParaPraia inicia temporada de banho assistido neste sábado e domingo

O projeto acontece até o início de março em Ondina

O verão começa oficialmente para o ParaPraia 2026, que estreia a temporada de banho de mar assistido neste sábado (21/02) e domingo (22/02), das 08 às 12h, em Ondina. Depois de abrir a programação em Madre de Deus, onde recebeu dezenas de banhistas antes do Carnaval, o projeto passa a ocupar a sua praia oficial, a Bacia das Moças, em frente ao IBR, em Salvador.

Na capital baiana, O ParaPraia promoverá banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida até o dia 08 de março, sempre aos sábados e domingos. Além de Ondina, o projeto ganha um fim de semana especial na Praia da Preguiça, ao lado do restaurante Amado, na Contorno.

Em sua 11ª edição, o projeto volta a contar com a parceria da Unifacs, renomada entidade de ensino superior de Salvador. O banho de mar será assistido por voluntários, que foram selecionados e treinados, sob a coordenação de professores da instituição. Participam estudantes dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem e psicologia, além de pessoas da sociedade civil. Ao todo, 60 voluntários irão trabalhar por dia, divididos em grupos.

Nas etapas de Salvador, o ParaPraia conta com o patrocínio da Wilson Sons, da Prefeitura de Salvador, por meio da Sempre — Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer — e do Viva Esporte. O projeto tem ainda apoio da Acelen, Salvador Shopping, Bremen e Band News. A segurança é garantida pelo Salvamar, Bombeiro, Guarda Municipal e Polícia Militar.

VERÃO INCLUSIVO

O Para Praia acontece há dez anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar assistido. É o principal projeto de inclusão para deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade, que não tinham acesso à praia no Verão de Salvador. Em dez anos, o Para Praia já atendeu milhares de banhistas, muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez.

Antes do ParaPraia, o banho de mar, lazer preferido pelos baianos no Verão, sempre foi um desafio para os deficientes físicos, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia. A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 90 pessoas por dia.

Veja também

polícia civil RJ
Grupo que expunha estudantes a conteúdo pornográfico é alvo da Polícia
Apuração investiga três administradores com mais de 500 integrantes Alunos de uma escola da Região Oceânica...
unnamed
Campeão uruguaio, Yordi López projeta sequência após temporada em que mais atuou na carreira
O uruguaio Yordi López, de 23 anos, encerrou 2025 com um marco importante na carreira: a temporada em...
Fifa
Uefa não vai barrar proposta da Fifa por Mundial com 48 clubes, diz jornal
A Uefa, entidade máxima do futebol europeu, não entrará no caminho da Fifa na proposta de um Mundial...
unnamed
Após grande destaque, Matheus Serafim troca de clube na Coréia do Sul e recebe a 10: “Honrado demais”
A primeira experiência na Ásia foi muito boa, obrigado. Tanto que rendeu frutos. Negociado ainda em 2024...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar