O movimento Livres Livros irá montar um espaço cenográfico que convidará a população para o convívio em torno da leitura com troca de livros, palestras, oficinas e encontros com autores ao longo de um ano
A partir de 25 de novembro o Parque da Cidade irá receber o projeto Cantinho de Leitura Livres Livros, iniciativa que irá reunir em um espaço lúdico obras de diversos autores, além de receber ao longo de todo um ano encontros com autores, contação de histórias, palestras e oficinas gratuitas. A inauguração do projeto acontece durante a programação da Virada Sustentável, evento que acontece de 24 a 27 de novembro em diversos parques e espaços da capital baiana e contará com a presença do Secretario de Cidade Sustentável da prefeitura de Salvador, André Fraga.
Idealizado por Raissa Martins, Livres Livros é um projeto existente desde maio de 2015 que busca incentivar a leitura e propõe a troca, doação e leitura de livros através da instalação de minibibliotecas livres em diversos pontos da cidade além de ações nas comunidades que buscam sensibilizar a população para a importância da leitura. A inauguração do espaço permanente por um ano no Parque da Cidade é resultado do edital Faz Cultura com o patrocínio da Braskem. “Será montado um espaço cenográfico aconchegante à sombra de árvores para que a população possa participar. Durante a Virada Sustentável iremos espalhar livros pelos bancos em lugares estratégicos do parque como forma de convidar as pessoas a conhecer o espaço e se encantar com a leitura”, explica Raíssa.
“A Braskem busca patrocinar e apoiar projetos que dialoguem com nossa estratégia de responsabilidade social, que se baseia na inclusão social, educação ambiental e promoção cultural. Por isso incentivamos a instalação deste espaço do Livres Livros no Parque da Cidade, com o objetivo de facilitar o acesso e promover a prática da leitura”, ressalta Helio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
No espaço serão instaladas cinco minibibliotecas livres, cada qual com uma temática diferente: livros infantis, romance, livros técnicos, temas sustentáveis e literatura de forma geral, principalmente de autores baianos. “A manutenção das estruturas e reposição de livros serão realizadas ao longo de 12 meses. Uma vez por semana haverá́ reposição de 30 livros, totalizando ao final de um ano uma média de 1.500 exemplares disponibilizados por unidade”, revela a idealizadora do Livres Livros.
Durante esse ano, o espaço será movimentado através de diversos eventos gratuitos, como a realização de palestras educativas sobre temas ligados à sustentabilidade, oficinas de arte voltadas à construções de objetos que possam vir a gerar renda para a comunidade, realização de contação de histórias e saraus, além de encontros com autores. “Queremos criar um grande movimento coletivo de incentivo à leitura em que todos participam, cuidando das minibibliotecas, arrecadando e doando livros, legitimando os espaços públicos como áreas de convívio social e tornando a leitura um hábito comum entre as pessoas”, destaca Raissa.
Programação
Acompanhe abaixo a programação completa do Cantinho de Leitura Livres Livros no dia 25 de novembro:
9h – Abertura
09h30 – Declamação de poesias
10h – Convidado fala sobre a importância da sustentabilidade
10h30 às 12h – Ação com grafite para customização das unidades Livres Livros
Como funciona
As cinco minibibliotecas instaladas no Parque da Cidade terão cada uma cerca de 30 livros, para serem lidos e compartilhados livremente pelos frequentadores do parque. Os livros estarão à disposição dos interessados, que poderão retirá-los com a proposta pegue um deixe um para posterior devolução, ou ainda para troca (quando o leitor retira um título e deixa outro em seu lugar).
Livres Livros
Idealizado por Raíssa Martins, o projeto Livres Livros virou realidade com investimento próprio, sua experiência profissional e apoio de voluntários. A motivação foi a vontade de fazer algo relevante para o coletivo e a paixão por livros.
Tendo como referência e chancelado pela Fundação Americana Little Free Library, o projeto Livres Livros, atua com o objetivo de dar acesso a leitura de forma gratuita, dialogando com a comunidade e com a participação da sociedade numa troca de livros infinita: Deixe um livro, Leve um livro, esse é o lema nas unidades de mini bibliotecas livres instaladas em áreas públicas.
Um público formado por pais e filhos, jovens e adultos prestigia diariamente as 27 minibibliotecas espalhadas por Salvador, além de Mata de São João e em Cachoeiro do Itapemirim (ES). Para conhecer mais sobre a Livres Livros, acesse www.livreslivros.com