Mais de 100 ovos de tartaruga Marinha foram resgatados por uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal, em Salvador.
De acordo com a guarda, o resgate ocorreu na praia de Patamares, no último sábado (25). Os agentes municipais foram acionados após populares avistarem uma tartaruga marinha realizando desova na praia de Pituaçu.
Em seguida, uma equipe do GEPA identificou o local da desova já na praia de Patamares, vizinha a Pituaçu. O local não é comum para desova de tartarugas. Da região mais próxima de Salvador, os animais costumam deixar os ovos com mais frequência no Litoral Norte baiano.
De acordo com o supervisor do GEPA, Robson Pires, este já é o segundo resgate de ovos de tartaruga marinha que a unidade realiza no mês de janeiro contabilizando mais de 300 ovos recolhidos.
Ele informou que as equipes são treinadas pelo Tamar, projeto que cuida e monitora os animais e que em 2019 realizou a soltura de 40 milhões de tartarugas pelo litoral brasileiro.
Robson Pires enfatizou que para realizar o recolhimento dos ovos é necessário técnica, paciência e disciplina, pois os ovos são muito delicados.
Os ovos foram encaminhados para o projeto Tamar para serem colocados em local apropriado e seguro. Para acionar a Guarda Civil Municipal, o cidadão deve entrar em contato com o telefone 71.3202-5312.
G1