Dicas simples que podem ser feitas em família com baixo ou até mesmo nenhum custo
O brincar é uma necessidade básica da criança. Ele aciona as duas áreas do cérebro, o lado direito (emocional) e esquerdo (racional), simultaneamente. Por isso, é também uma ferramenta fundamental para auxiliar no aprendizado e desenvolvimento da criança. Por isso, a pedagoga e diretora da Escola Pampédia, reuniu cinco dicas de brincadeiras simples que podem ser realizadas em família para estimular as habilidades dos pequenos. Confira:
- Cantigas de Roda
São várias as opções de músicas cantadas que vão ensinar a seguir o ritmo, trabalhar com coordenação motora além de estimular o relacionamento da criança com o adulto brincante;
- Esconde-esconde / Pega-pega
São brincadeiras que estimulam a motricidade e que fazem criar vínculos, trabalhar regras (quem achou primeiro, quem se escondeu depois, etc.), ensina respeitar os combinados e a trabalhar regras de boa convivência.
- Jogos de Tabuleiro
Esses tipos de jogos ensinam as crianças a seguir as regras, a esperar pela sua vez, além de algo muito importante que é aprender a perder e trabalhar a frustração.
- Desenhar
Pesquisas mostram que o neurodesenho ativa a maior parte do campo neural. O desenho, ao invés de ser um passatempo, pode se tornar um evento, um momento de juntar a família, colocar uma música relaxante e se expressar através do desenho. É uma ótima oportunidade de desenvolver a coordenação motora fina, conectar campos diferentes do cérebro como memória, campo visual, percepção de tamanho e proporção.
- Livre brincar
Nessa modalidade o adulto se coloca disponível a seguir a orientação da brincadeira guiada pela própria criança. Ele não vai chegar com nada pronto, apenas fazer o que a criança deseja naquele momento através da brincadeira. O livre brincar estimula a criatividade, imaginação e o protagonismo infantil, além de aumentar a conexão entre o adulto e a criança.
Sobre Jamile Tupinambá
Pedagoga com 19 anos de atuação na área educacional, Jamile também tem formação como Psicopedagoga, Especialista em neurociência aplicada aos transtornos mentais, comportamentais e de aprendizagem e é pós-graduada em Pedagogia Espírita pela Universidade Livre Pampédia- SP. Desde 2003, Jamile atua como Educadora Humanizada. Em 2021, criou a primeira pós-graduação em Pedagogia Humanizada do Brasil e reconhecida pelo MEC.
Sobre a Escola Pampédia
Fundada em 2018, é a primeira escola especializada em Pedagogia Humanizada do Brasil, se tornando pioneira e referência em educação respeitosa. Localizado em Barra do Jacuípe (Camaçari), atende do G2 ao 4º ano. A escola possui diferenciais como turmas reduzidas, estrutura orgânica, contato com a natureza, lago onde as crianças alimentam os peixes, material lúdico francês, ensino personalizado e professores especializados na pedagogia Humanizada.