“Tanta gente fazendo coisa bonita mas sem espaço pra divulgar suas produções!” (Pedrão Abib)
A Roda de Samba Autoral do mês de novembro traz, como participação especial, um dos principais nomes da nova geração do samba da Bahia, o baiano de Salvador Dú Marques. “Vou apresentar sambas com inspiração no samba chula e no samba de roda da Bahia. A temática é voltada pra cultura, história, costumes de nosso povo. São sambas com duas novas parceiras, Lis Brasil e Thaís Villar, e sambas com parceiros antigos, como Walmir Lima e Edil Pacheco”, revela o artista.
O projeto idealizado pelo sambista e compositor Pedrão Abib busca dar espaço para o samba autoral feito por aqui e maior visibilidade para compositores e compositoras de samba que atuam na cidade, que não têm muito espaço na mídia. A Roda de Samba Autoral acontece na Casa da Mãe, no Rio Vermelho, e a próxima edição será no dia 11 de novembro, sexta-feira, a partir das 21h. O couvert custa R$30,00 e compositores que queriam apresentar suas composições são também muito bem vindos.
O sambista – Cantor e compositor, Dú Marques é um dos principais nomes da nova geração do samba da Bahia. Filho de Salvador, ele cresceu livre nas dunas do Abaeté, nas praias de Itapuã, onde criou sua identidade cultural e musical. Pescar, pegar jacaré, bater o baba e anoitecer nas dunas de Itapuã, nas rodas de violão ao redor da fogueira, essa foi a sua juventude. Ainda adolescente se casou com o samba e dele nunca mais se separou. De lá pra cá passou pela UFBA nos cursos de Composição e Regência e Composição e Arranjo de Música Popular, mas formou-se mesmo em Direito pela FTC.
A roda de samba – Ao contrário de grandes capitais como Rio e São Paulo, as rodas de samba de Salvador dão muito pouco espaço para as composições autorais, privilegiando os grandes sucessos de público. Por isso a Roda de Samba Autoral se destaca por priorizar quem compõe samba na cidade, de todas as gerações.
O evento se divide em dois momentos, no primeiro são apresentadas as composições autorais ao público, sempre com a presença de compositores convidados especiais. No segundo momento a roda de samba traz no repertório os grandes clássicos do gênero, conhecidos do grande público.
A formação base dessa roda de samba tem Pedrão Abib no violão 6 cordas, Dudu Reis no cavaquinho, Enio Bernardes e Rafael Bolota na percussão, além das participações especiais e convidados
SERVIÇO
Roda de Samba Autoral
Local: Casa da Mãe no Rio Vermelho
Dia 17/11 – sexta-feira
Horário: a partir das 21hs
Ingressos: R$30 reais