Após decisão judicial, um paciente de Salvador ganhou o direito de fazer tratamento com remédio à base de maconha (Cannabis sativa). O medicamento Revivid Tincture será custeado pelo município. A convocação de cotação de preço já foi publicada nesta última quarta-feira (21) no Diário Oficial do Município. As empresas interessadas devem apresentar suas propostas até esta sexta-feira (23).
A pessoa, que não teve a identidade divulgada, sofre da Síndrome de Dravet, um tipo grave de epilepsia, como informa o boletim médico, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ainda segundo a Secretaria, o rapaz sofria com 40 convulsões diárias e, após o tratamento associado a outros medicamentos, passou a ter uma convulsão a cada dois dias: uma redução de mais de 98,5%.
De acordo com a Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para que esse tipo de medicação seja dispensado, é necessário um processo judicial, já que ele não está incluído no Rename (Relação Nacional de Medicamentos).
O preço médio de um frasco de 30ml do Revivid Tincture é R$ 1.300,00 – a duração é de cerca de 30 dias.