Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Pelourinho foi o tema escolhido pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) para a 44ª Abav – Expo Internacional de Turismo, que acontece de 28 a 30 de setembro em São Paulo. A Bahia será pela segunda vez consecutiva o destino anfitrião do evento, que tem estimativa de público de 45 mil pessoas. O estande ocupará um espaço privilegiado. No local, um público especializado será atendido e apresentado aos atrativos, destinos, potencialidades e oportunidades que o estado tem para investimentos no segmento turístico.
A exemplo de 2015, quando a réplica da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim com o adro, escadarias e gradil fez sucesso no evento, o Pelourinho, que apresenta um conjunto arquitetônico colonial barroco português tombado como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1985, promete compor o ambiente da Abav, este ano, com destaque.
A ideia é atender e superar as expectativas do público, mantendo-o mais tempo no estande da Bahia com a realização de ações promocionais. O Espaço Jorge Amado, com referência à Fundação Casa de Jorge Amado, será um dos destaques do espaço, que se amplia em suas dimensões cenográficas para mostrar a beleza arquitetônica do lugar com o casario, o largo e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Segundo o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, a intenção é garantir uma presença marcante da Bahia com o aumento da visibilidade, nacional e internacionalmente. “Vamos mostrar o nosso diferencial em relação aos demais concorrentes, que vêm atuando de forma agressiva no contexto da promoção e marketing turístico nos diversos eventos”, afirma Diogo.
Parcerias
Parceiros do trade turístico, entre os mais diversos segmentos – que vão da hotelaria, eventos, transportes a operadoras e agências de viagens –, estarão presentes como convidados no estande da Bahia. Além de apresentar seus produtos, vão ofertar os prêmios que serão distribuídos e/ou sorteados entre os profissionais participantes das capacitações interativas conduzidas por pessoal técnico da Bahiatursa.
As capacitações visam atualizar os agentes de viagem sobre os atrativos e produtos turísticos, estimulando-os a vender mais e melhor o estado, com informações qualificadas que possibilitam o convencimento do cliente que busca um pacote de viagem. É apenas uma das promoções a serem desenvolvidas, que incluem a Roleta das 13 Zonas Turísticas, na qual um animador realizará perguntas ao público com entrega de pequenos brindes aos ganhadores.
Tabuleiro com baiana distribuindo acarajé e a presença do maior ícone popular da Bahia fazendo o receptivo com brindes e fitinhas do Bonfim vão compor as ações no estande, que contará ainda com uma central de mídia e equipe técnica especializada da Bahiatursa para atender os visitantes e promover o destino Bahia com orientação e distribuição de material promocional.
O evento
A Abav Expo é a mais tradicional e importante feira de turismo brasileira, a mais completa feira do setor nas Américas e uma das mais importantes do mundo. Por estar presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, consegue absorver as diferentes demandas de seus associados e formatar uma feira para atender às necessidades do principal canal de distribuição de viagens no Brasil, as agências de viagens.
O sucesso da Abav resulta do diferencial de ser uma feira idealizada por agentes de viagens para os agentes de viagens. Evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens, apresenta a maior e mais qualificada visitação, com a presença de compradores e tomadores de decisão dos mais variados segmentos do setor.
A presença da mídia, nacional e internacional, garante uma visibilidade adicional, ultrapassando os limites físicos do pavilhão de exposição. A Bahiatursa vem participando todos os anos, e sempre com destaque, da feira, que é um evento global e conta com a presença de diversos países. Reúne os melhores destinos nacionais e internacionais e o mais completo mix de produtos e serviços essenciais para a comercialização de viagens.
Junto à Abav será realizado, pelo terceiro ano consecutivo, o 46º Encontro Comercial Braztoa, organizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que reúne cerca de 91 empresas, garantindo a participação das principais operadoras brasileiras. Segundo dados da Abav, em 2015, a feira contou com 32.176 profissionais do setor, 3.121 marcas expositoras, 926 profissionais da imprensa e mais de 60 destinos internacionais.
Secom