Perdeu a carterinha de vacinação e precisa tomar a vacina da febre amarela? A orientação do Ministério da Saúde é ir ao posto normalmente e se imunizar, pois um novo documento é providenciado na mesma hora. Para isso, basta se levar um documento com foto, de preferência o RG, explica a Secretaria Municipal de Saúde.
Muita gente também não se lembra se já tomou ou não a vacina. No caso de dúvida, a recomendação é se imunizar novamente.
Vale destacar que a campanha de febre amarela é preventiva e voltada aos moradores da zona norte de São Paulo. A ação começou no dia 21 de outubro, após um macaco ser encontrado morto no Horto Florestal vítima de febre amarela.
A vacina contra a febre amarela é a melhor forma de se prevenir da doença, e uma única dose é o suficiente para se proteger por toda a vida.
Mas nem todos devem tomar. O imunizante não é indicado para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo).
R7