Na próxima quinta-feira, dia 29, às 21h, a Casa da Mãe recebe um show inédito e muito especial. Péricles Cavalcanti, arranjador, instrumentista e compositor, autor de músicas emblemáticas interpretadas por artistas como Gal Costa, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, Cássia Eller e Gilberto Gil, sobe ao palco para cantar suas canções, com participação especial do seu filho Leo Cavalcanti.
A primeira música do compositor Péricles Cavalcanti, “Quem Nasceu?”, foi lançada em Salvador, em 1973, por Gal Costa no show “Temporada de Verão”. De lá para cá tornou-se um dos compositores mais relevantes surgidos nos anos 70, com sua obra gravada por grandes artistas da música popular brasileira, como Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, Cássia Eller, Gilberto Gil, Céu, Malu Magalhães, Tulipa Ruiz, entre muitos outros.
Filho de mãe baiana e pai pernambucano, Péricles foi concebido na Bahia, embora tenha nascido no Rio de Janeiro. Há anos mora em São Paulo. Agora, aos 76 anos, ele faz seu primeiro show em Salvador, na Casa da Mãe. Apresentando algumas de suas canções mais conhecidas, “Quem Nasceu?”, “Clariô” – gravadas por Gal Costa -, “Elegia”, “Blues” – gravadas por Caetano -, “Porto Alegre” – gravada por Adriana Calcanhotto -, Músicas da peça “A Farra da Terra”, do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, como “Quem Parte, Quem Fica”, e outras surpresas.
Como convidado especial, seu filho, Leo Cavalcanti, que atualmente mora em Salvador (portanto, um novíssimo baiano), com quem cantará algumas de suas canções e parcerias.
O baiano Roberto Pinho, um dos idealizadores do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, disse sobre Péricles Cavalcanti: “Começo por afirmar que sua música é da maior importância não apenas para a história da MPB, como da própria cultura brasileira. E o criador, Péricles, é de onde brotou essa criação personalizada ímpar, única, inigualável. A harmonia entre forma e conteúdo, a linguagem apurada no contexto possibilitado pela nossa língua portuguesa, o refinamento melódico extraído das palavras, tudo isso estabelece uma marca, um estilo logo reconhecível como seu. A poesia resultante da sua criatividade poética é do mais alto valor. A força das imagens e a profunda emoção que sua mensagem provoca é atestado da qualidade da sua origem: a dos divinos trovadores situados nas origens da nossa cultura de língua portuguesa, hoje mestiça e ampla.
A obra de Péricles se expressa através das várias manifestações da cultura e da arte. Não só pela música como pela literatura, pela filosofia, pelo fazer poético. ”
Então, será com enorme prazer e muitas emoções que Péricles Cavalcanti fará este show, que começa as comemorações de seus 50 anos como profissional de música, nessa cidade que ama e que sempre o inspirou.
Serviço:
Péricles Cavalcanti e Suas Canções
Quinta, 29/02/24, às 21h na Casa da Mãe
Participação especial: Leo Cavalcanti
Couvert: R$30,00
A abertura da Casa da Mãe, que fica na Rua Guedes Cabral, 81, no Rio Vermelho, é às 19h30.