Moradores do bairro de Periperi, em Salvador, voltaram a registrar imagens de guerra de fogos no local. O novo caso ocorreu na noite de sexta-feira (2). A prática é irregular na Bahia, por causa do risco à saúde e possibilidade de queimaduras.
Apesar da prática ser proibida, muita gente estava aglomerada e sem máscaras. Até criança foi vista no local. Não há informações de feridos. O público só dispersou após chegada da Polícia Militar.
Por meio de nota, a PM informou que policiais militares da 18ª CIPM, unidade responsável pelo policiamento na área, realizavam rondas pelo bairro de Periperi quando se depararam com fogos de artifício em vias não tradicionalmente associadas à prática. Com a chegada da PM, as pessoas que estavam nas vias deixaram a região. Nenhum suspeito de soltar os artefatos foi identificado.
As guerras de espadas no bairro de Periperi ficaram mais constantes no mês de junho, devido aos festejos juninos, onde as pessoas costumam promover guerra de espadas em Salvador e cidades do interior da Bahia.
Ainda em junho, a Polícia Militar esteve no local para fazer uma operação de combate à prática. Mais de 10 viaturas e cerca de 50 policiais participaram da ação, que apreendeu veículos irregulares e abordou dezenas de pessoas.
Uma das guerras de espada foi registrada, também por moradores, na última segunda-feira (28). No dia seguinte, terça (29), outra guerra, com o uso dos fogos de artifício, foi realizada no local.
G1