Ação faz parte da programação de festival que terá mais de 36 horas de música e cerca de 100 atividades em diversos pontos da cidade
Como parte da programação do Festival da Primavera, que teve início nesta quarta-feira (21) e vai até dia 30, as principais personalidades das obras de Jorge Amado, tais como Gabriela, Tieta e Dona Flor, saíram dos livros e ganharam vida através do projeto “Personagens Vivos”. A iniciativa, que passou pelo aeroporto nas Olimpíadas, Mercado Modelo e teve início no Pelourinho, foi levada pela primeira vez à Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai.
Segundo Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos e responsável pelo projeto, inicialmente a ideia surgiu apenas para o Centro Histórico e depois se expandiu. Além dos personagens de Jorge Amado, tem também Zumbi dos Palmares, Michael Jackson, Carmem Miranda, Raul Seixas entre outros. “Era um cortejo itinerante que circulava pelo Centro. Então, a ideia foi trazer para o turista a experiência viva, ou seja, ele pode encontrar com os personagens da história de Salvador, figuras típicas, e isso cria uma vivência muito interessante”.
O projeto teve início em novembro de 2015, passando o verão inteiro no Centro Histórico. Os principais personagens levados à Casa do Rio Vermelho foram Jorge e Zélia, Tieta, Dona Flor e seus dois maridos e Gabriela. Os atores Hamilton Lima e Salete Saraiva, interpretes de Jorge e Zélia, compartilham a felicidade de estarem juntos nesse momento.
Hamilton foi convidado por Fernando Guerreiro para o papel. “Nunca imaginei que um dia interpretaria Jorge Amado, para mim foi uma grande surpresa. É engraçado quando as pessoas me param e chamam de Jorge, uns dizem até que somos parecidos. Estou vivendo um momento incrível”. Já Salete, indicada pelo ator Gleison Richelle, entrou verdadeiramente na personagem. “Estou em paz comigo mesma. Costumo ser uma pessoa bastante agitada e quando estou Zélia, sou tomada por uma calma. É um momento de felicidade e paz para nós, uma honra interpretá-la”.
O “Personagens Vivos”, de acordo com Alan Miranda, coordenador artístico, tem como objetivo trazer de forma física personagens que moldaram a noção de Bahia. “É uma revisitação de algo que, para nós baianos, faz parte do nosso imaginário e também do nosso dia a dia. Nós focamos nos principais personagens de Jorge, aqueles que visualmente fossem fáceis de ser identificados, tanto pelo turista, quanto pelo leitor local”.
Para Gisele Castro, carioca e em Salvador a passeio, conhecer a casa de Jorge e Zélia foi uma experiência incrível. “Estar aqui é magnifico. Sou filha de pais baianos, mas mesmo nascendo no Rio, cresci lendo as obras de Jorge Amado graças a eles. Nunca imaginei que um dia veria toda a história deles de perto”.
Mais atrações – Nesta quinta-feira (22), a programação do festival brinda a chegada da nova estação repleta de ações em toda a cidade. No Centro Histórico, a Casa do Benin recebe, das 9h às 12h, o grupo teatral Os Insênicos, que promoverá um ensaio aberto sob a responsabilidade de Renata Berenstein. Formado por 14 atores com transtornos mentais, o grupo usa de fatos e histórias de vida dos próprios atores como base para a construção das cenas. Pela tarde, das 14h30 às 17h, a oficina Made In Bahia – Slleyk da Bahia promoverá um intercâmbio cultural entre a Bahia e o mundo através de aulas de dança afro, teatro e música. Logo depois, às 19h, é a vez da aula de capoeira ministrada pela Associação Cultural Capoeira Gangara.
Ainda no Pelô, no Terreiro de Jesus, o cantor Fernando Ferraz agita o público com o melhor do sertanejo a partir das 18h. Às 19h, é a vez de Fred Menendez com o microtrio Rixô Elétrico, que participou da edição 2015 do evento, no Jardim de Alah, e promete relembrar sucessos do axé, frevo e lambada, com direito aos acordes da famosa guitarra baiana.A quinta também será de alta gastronomia, mas na Vila Caramuru, no Rio Vermelho. O local será palco do primeiro dia da Cozinha Show, que contará com a presença de chefs de cozinha de toda Salvador, preparando pratos temáticos, com as “Riquezas da Baía de Todos os Santos”. A partir das 15h, o chef Cristiano Santos, do Restaurante Senac Casa do Comércio prepara um Filé de Peixe à Casa do Comércio, seguido por Beto Pimentel, do Restaurante Paraíso Tropical, com uma moqueca de mariscos da Baía de Todos os Santos, chamado Baía Traquina.
Às 17h, o chef Fabricio Lemos, do Restaurante Origem, vai brindar o público com um peixe grelhado com camarão, chouriço, maturi, chuchu e língua de vaca e, encerrando o primeiro dia, às 18h, o chef Celso Vieira, do Pasta em Casa, vai elaborar um Escondidinho a Italiana. No total, serão abertas 50 vagas para cada apresentação dos chefs e a inscrição será por ordem de chegada. Os pratos apresentados serão degustados por todos que participarem das aulas.
No site oficial do festival (www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br) é possível obter mais informações sobre o projeto, consultar a programação especial, ver fotos dos eventos e ainda encontrar notícias sobre as atrações. Ao todo, serão mais de 36h de música e mais de 100 atividades em diversos pontos da cidade.