O desenvolvimento socioprodutivo e a ampliação da produtividade do pescado no Distrito de Onha, no município Muniz Ferreira, no Território Recôncavo, é o objetivo do convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Associação dos Pescadores e Aquicultores de Muniz Ferreira (Apamuf). A assinatura do documento, que prevê a aquisição de quatro embarcações, foi realizada nesta sexta-feira (30), no gabinete da Setre, em Salvador.
De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, apoiar o trabalho desenvolvido pela Setre e pela Bahia Pesca, no estímulo à qualificação das atividades de pesca artesanal em rios e lagos, integra a transversalidade das ações do Governo do Estado. “Essa embarcação ajudará os pescadores de Muniz Ferreira a ampliar a captura de pescados, de forma mais segura e adequada, com consequente ampliação da renda das famílias atendidas”, afirmou.
Dias fez a proposta da realização de um intercâmbio no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado (CVTT), sob gestão da Bahia Pesca, localizado no povoado de Acupe, no município de Santo Amaro, além da possibilidade de conhecer experiências de cooperativas que já beneficiam a produção. “Na nossa avaliação, pensar no beneficiamento, para agregar valor à produção, e em estratégias de comercialização, são os próximos passos a serem dados pela associação”, acrescentou.
A secretária da Setre, Olívia Santana, destacou a importância dessas aquisições para os pescadores e aquicultores do município de Muniz Ferreira e salientou que “esse convênio vai possibilitar o aumento e o retorno, aos pescadores, da produção”. Santana comentou ainda sobre a necessidade da realização de atividades em conjunto das entidades que representam os pescadores e aquicultores, para melhorar as condições de trabalho desse segmento.
Para o presidente da Apamuf, Abinael Morais Leal, o convênio é extremamente importante para os associados e suas famílias. “Além de gerar renda para o município, o convênio vai ajudar, substancialmente, a atividade dos pescadores e pescadoras locais. Acredito que, com a aquisição desses barcos, a produção vai dobrar, ou talvez, triplicar, na região”.
Secom