O aeroporto de Salvador, que recebe por dia cerca de 21 mil passageiros, ficou em último lugar entre 15 avaliados em todo o país, em pesquisa do Ministério dos Transportes. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta sexta-feira (12). No primeiro trimestre de 2016, a nota que o terminal recebeu foi de 3,71. No mesmo período desse ano, a nota subiu para 3,83, mas ainda segue abaixo da média nacional, que é de 4,37.
Na pesquisa, os passageiros avaliam itens como facilidade de desembarque, segurança, sinalização, qualidade da internet, vagas no estacionamento, tempo de espera no check-in, integridade da bagagem.
Dos 37 itens da pesquisa, Salvador aparece entre os três últimos em 20 e em último em sete itens. Há muita reclamação sobre a espera nas filas de imigração e emigração, e na devolução de bagagem, falta de tomadas, calor e limpeza dos saguões e dos sanitários.
A climatização, estrutura e a limpeza do terminal são alguns dos principais problemas apontados por quem passa pelo local. “Parece que [o ar-condicionado] está desligado. Estou com muito calor agora. Muito mesmo”, disse uma passageira. “Estou indo para um congresso, e aqui está quente. O aeroporto é muito quente. A climatização precisa melhorar mais”, reclamou o cardiologista Jairo Xavier.
“A gente vai fazer o check-in ali, e todos os funcionários reclamando. Dizem que hoje tá melhor que ontem porque está mais fresco. Cadê o respeito com o cidadão? Cadê o respeito com o turista?”, questiona a administradora Mailly Borges.
Com os trabalhos de reforma parados há mais de um ano, o aeroporto foi arrematado em março por uma empresa francesa. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que a empresa só vai assinar o contrato de concessão no mês de julho. Enquanto isso, segundo o órgão, o aeroporto continua sendo administrado pela Infraero.
Em nota, a Infraero disse que a climatização do aeroporto vai ser normalizada até o fim do mês de maio.