Após um ano de pandemia e passado o momento inicial de adaptações, o mercado publicitário baiano começa a indicar um caminho de otimismo em relação ao futuro. É que o aponta a terceira edição da pesquisa VANPro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda), feita em março de 2021, com realização da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia). Na sondagem 33,33% das agências participantes responderam que consideram as perspectivas de futuro boas, a mesma porcentagem considera como estável e 14,81% têm uma expectativa muito boa. Quanto ao tempo de recuperação do faturamento, a maioria (40,74%) acredita que o retorno aconteça entre um e dois anos, 29,63%, mencionou entre seis meses e um ano, já 14,81% responderam que não tiveram queda de receita.
Ainda de acordo com a pesquisa, as maiores dificuldades apontadas pelas agências baianas foram a captação de recursos (25,93%), empatado com relevância junto ao cliente (25,93%) e depois a gestão financeira (22,22%). Sobre a queda de receita de 2020 comparada a 2019, 33,33% disseram que houve uma diminuição de até 30%, já para 18,52% a redução foi acima de 50% e 14,68% responderam que foi até 40%. Os impactos foram sentidos também na variação no quadro de funcionários, 44% das agências afirmaram não ter reduzido o quadro de colaboradores, no entanto, 22,22% afirmaram que diminuíram em até 10%; 14,81% tiveram uma redução de 30 a 50%; 11,11% tiveram diminuição na equipe entre 10 e 30%, já 7,4% tiveram uma redução acima de 50% da equipe.
Esta edição da Vanpro marca o fechamento das sondagens de 2020 e contou com a participação de 320 agências de 22 estados e do Distrito Federal, com foco no mapeamento dos impactos e desdobramentos da crise causada pela pandemia do coronavírus, visando monitorar as perspectivas de futuro e aprendizados dos empresários diante desta situação, Na Bahia participaram 27 agências, em sua maioria com mais de 15 anos de mercado e equipe de até 20 pessoas, das agências participantes 96% são associadas ao Sinapro-Bahia. “Essa iniciativa é muito importante, pois nos permitiu acompanhar os impactos da pandemia no mercado em três momentos diferentes e, desta forma, conseguimos fazer uma avalição de como está a realidade local e nacional. Por exemplo, nesta sondagem foi evidenciado o crescimento da percepção de um cenário mais positivo nas agências de todo o país, o que nos motiva a realizar mais e trabalhar para vencer esta crise”, destaca a presidente do Sinapro-Bahia, Vera Rocha