Os resultados do Censo Diversidade Bahia 2024 serão apresentados ao público em uma cerimônia nesta sexta-feira (26). A pesquisa, realizada durante o mês de junho, revelará um retrato inédito do mercado baiano de comunicação, propaganda e marketing, com dados sobre representatividade, inclusão e desafios da área. O evento de lançamento vai ocorrer no auditório da Rede Bahia e contará com uma programação especial, incluindo a exposição de uma cartilha de boas práticas e uma roda de conversa com convidados de destaque.
Estarão presentes no painel nomes como Daniel Ribeiro, coordenador-geral de mídias sociais da Secretaria de Comunicação (SECOM); Walter Pinto, subsecretário de Cultura e Turismo (SECULT); Tatsuo Iwata, vice-presidente acadêmico da ESPM; Camilla França, sócia-diretora da Umbu Comunicação; Camila Logrado, coordenadora de comunicação da Darana RP; e Suely Temporal, sócia-diretora da ATcom Comunicação Corporativa.
A metodologia da pesquisa combinou métodos qualitativos e quantitativos, analisando aspectos como gênero, raça, orientação sexual e deficiências físicas, com foco nos profissionais que atuam na área da comunicação e que fazem parte da cadeia da indústria criativa. A iniciativa foi idealizada pela Youpper Insights, empresa de consultoria em inteligência de pesquisa, em parceria com a empresa Umbu Comunicação & Cultura.
O lançamento do estudo acontecerá dentro da programação do ESPM Day, evento voltado para profissionais do ramo, com painéis e oficinas sobre comunicação, marketing e negócios, ministrados por especialistas renomados no mercado.
“A pesquisa é um marco para o mercado de comunicação da Bahia. Pela primeira vez, teremos dados concretos sobre essa realidade, permitindo que identifiquemos as lacunas e as áreas que precisam de atenção. O censo funcionará como um verdadeiro manifesto em prol da pluralidade e justiça social”, pontua Diego Oliveira, CEO da Youpper e coordenador da pós-graduação da ESPM em Salvador.
O Censo Diversidade Bahia 2024 conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, ESPM, Rede Bahia, ATcom Comunicação Corporativa, Darana RP, Lé com Lé, Pretas Criando e Delas Gestão de Eventos.