Um grupo jovem de pesquisadores chilenos liderados pelo engenheiro Felipe Nagel divulgou nesta semana seu mais recente trabalho, “Grace”, um dispositivo capaz de eliminar o tremor das mãos associadas ao tremor de Parkinson e essencial sem a necessidade de operações ou
O projeto, apresentado no país meridional pela Fundación Imagen de Chile, está em sua fase final, em que a equipe busca melhorar sua operação, reduzir seu tamanho e aumentar sua autonomia antes de doar. o salto para o mercado norte-americano, onde já registraram a patente.
Em entrevista à Efe, Nagel explicou que a motivação para iniciar esta investigação nasceu das conversas que teve com seu pai, um excirujano que teve que deixar as salas de operação em ser diagnosticado com tremor essencial
Esta doença é geralmente diagnosticada erroneamente como Parkinson, já que eles têm efeitos similares, apesar de serem oito vezes mais Comum, continuou o pesquisador.
As pessoas afetadas sofrem com movimentos involuntários e tremores que causam ações cotidianas como comer, beber ou abotoar uma camisa para se tornarem tarefas muito complicadas, que no caso de Parkinson são adicionadas a um forte senso de rigidez muscular
No Chile, não há estudos atualizados e específicos sobre a extensão dessas doenças, Nagel disse, embora de acordo com os números manipulados por cerca de 0,4% da população sofrem com isso, o que significa Cerca de 400.000 pessoas sozinhos no sul do país
Isto foi testemunhado por Daniela Torrejón, que, apesar de jovem, acaba de completar 25 anos e vem sofrendo as devastações desta patologia desconhecida há mais de uma década, algo que ela confessa , mudou completamente sua maneira de pensar e se relacionar com o mundo
“Aos 13 anos eu tive que aprender a escrever e comer de novo. Eu tentei muitos tratamentos e drogas, mas todos eles tiveram sérios efeitos colaterais e parei de consumi-los. Foi quando eu conheci Felipe e comecei a colaborar com a equipe “, disse Torrejón à Efe.
” Grace “, explicou Nagel, consiste em um pequeno aparelho celular com vários eletrodos que são colocados nos músculos. , principalmente do antebraço, através do qual enviam sinais que ajudam o usuário a controlar os movimentos involuntários.
O primeiro período de testes obteve resultados “encorajadores”, nas palavras dos pesquisadores, já que conseguiu reduzir em 80 % e 100% a amplitude de tremores em um grupo de 30 pessoas que sofrem de tremor essencial e parkinson, além de reduzir a rigidez muscular no último.
No entanto, o engenheiro admitiu que eles ainda têm que seguir aperfeiçoando o modelo, e é por isso que eles iniciaram os procedimentos para colaborar diretamente com o Centro de Desordem do Movimento do Chile (Cetram).
Com o apoio clínico deste instituição, a equipe pode trabalhar diretamente com os pacientes do centro e coletar mais dados que irão ajudá-los a provar a eficácia do dispositivo e melhorar tanto o seu design e autonomia.
Neste sentido, Torrejón salientou a necessidade de “Grace” ser “confortável e harmonioso”, para que não pareça “algo estranho” que faz as pessoas olharem e pensarem: “coitadinha, ela está doente”
Algumas indicações de que Nagel seguiu de perto e que fizeram a O grupo de pesquisadores se concentrará no desenvolvimento de um dispositivo que seja eficaz, mas também portátil, fácil de usar e não invasivo.
Um objetivo que parece cada vez mais próximo, pois, segundo Nagel, o primeiro protótipo disponível comercialmente estará disponível para meados de 2019 e vai custar aproximadamente US $ 1.000, uma quantidade muito menor do que as operações cirúrgicas associadas a essas doenças.
“É muito emocionante ver como Os pacientes encontram em Grace algo que não existe no mercado e que lhes permite recuperar sua vida diária. Muitos deles admitem que perderam a capacidade de sair e desfrutar de coisas tão simples como sair para comer ou beber “, disse o jovem engenheiro.
Torrejón concluiu, visivelmente emocionado, que em seu caso usando o dispositivo foi” um experiência única “que lhe permitiu controlar o tremor e escrever” uma linha reta “, algo que ele não era capaz de fazer há mais de 10 anos.