Nos últimos 12 meses, o PIB brasileiro registrou alta de 1,8% e, comparando o segundo trimestre de 2021 com o mesmo período do ano passado (o mais crítico da pandemia para a economia), foi registrado um crescimento de 12,4%. Os dados são das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, analisados pela Gerência de Estudos Técnicos da FIEB, disponíveis na Nota Técnica Contas Nacionais Trimestrais.
De acordo com os números divulgados pelo IBGE, do ponto de vista da oferta, a Indústria apresentou alta de 4,7% no segundo trimestre, após queda de 3,2% em igual período do ano passado. O resultado positivo foi puxado pela Indústria de Transformação (8,1%) e SIUP (Eletricidade, Gás, Água, Esgoto e Limpeza Urbana, 3,5%). Já a Agropecuária apresentou crescimento de 2,0% e o setor de Serviços teve modesto aumento de 0,5%.
Os resultados demonstram que a economia brasileira vem retomando atividades com o arrefecimento dos números da pandemia. No entanto, no 2º trimestre de 2021, o Consumo das Famílias caiu 0,4%, ante queda de 2,1% no período anterior, pois a crise ainda tem impacto na vida dos brasileiros.