De exercício de respiração à energia corporal, técnica é eficiente na luta contra depressão e ansiedade.
Doença psiquiátrica mais comum entre os brasileiros, a depressão já atinge 12 milhões de pessoas no país, o que equivale a 5,8% da população. Os dados, apurados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), também apontam o Brasil como o país com mais ansiedade do mundo: são 19,4 milhões de pessoas, ou seja, 9,3% com a condição.
Nesse cenário, se popularizam diferentes alternativas para lidar com a fadiga emocional e desmotivação resultantes das doenças. A consulta psiquiátrica é sempre imprescindível, mas outras táticas podem servir como fatores de renovação mental, principalmente atividades físicas. Entre elas, uma opção viável é o pilates, técnica que tem a vantagem de abarcar todos os gêneros e qualquer idade a partir dos sete anos, sem demandar um esforço físico incapacitante.
Instrutora de pilates e sócia do Soull Pilates, Elaine Sales explica o que torna a técnica tão atrativa para o público. “O Pilates mexe com tudo: alinhamento postural, tonificação muscular e ganho de flexibilidade, bem-estar e aumento da autoestima. Quando nos exercitamos, nosso corpo libera endorfina, que reduz o estresse, a ansiedade e melhora o humor”, elucida.
“O recomendado no pilates é que a técnica seja praticada em grupos pequenos, em até cinco alunos. Dessa forma, conseguimos atender as necessidades individuais de cada um. Ao mesmo tempo, o número menor de alunos ajuda a proporcionar um ambiente acolhedor e de muita interação, criando um ambiente de troca de experiências e amizade. Faz com que os alunos se sintam estimulados”, afirma a professora.
“É sabido que muitos transtornos vêm de fatores genéticos ou de experiências vividas, só podendo ser tratados com psiquiatras; contudo, o pilates pode aliviar esse processo. Treinamos o equilíbrio emocional e corporal, possibilitando aos alunos uma melhor capacidade de controlar seu próprio corpo, sobretudo as atividades cerebrais, o que diminui aspectos nocivos à saúde humana, como estresse e ansiedade”, finaliza Elaine.
Para marcar sua sessão de pilates e botar a saúde mental em primeiro lugar, acesse @soullpilates.