Um vídeo gravado por passageiros mostra o momento em que um vendedor ambulante é imobilizado por agentes de segurança da CCR Bahia, no terminal de ônibus Pirajá, em Salvador, durante confusão ocorrida na segunda-feira (29).
O caso aconteceu durante uma ação da CCR, empresa que administra o terminal, para a retirada de ambulantes do local.
No vídeo, é possível ver o vendedor sentando no chão da estação, enquanto é imobilizado por um dos funcionários. Além dos seguranças, alguns policiais militares participaram da ação.
Por meio de nota, a CCR Metrô Bahia informou que realiza o ordenamento do comércio clandestino dentro do terminal, para garantir a livre circulação e bem-estar dos usuários, além de oferecer melhores condições de trabalho aos vendedores ambulantes regularizados, que receberam da concessionária bancadas funcionais padrão e fardas.
O vídeo não mostra detalhes de como começou a ação. Mas é possível ver que várias mercadorias do vendedor ficaram espalhadas no chão. Por conta da abordagem, alguns passageiros que presenciam a cena ficaram indignados.
“Isso é um pai de família, é um pai de família pessoal. Para que isso?”, diz uma passageira.
A CCR informou ainda que, durante o trabalho de ordenamento, para coibir a ação clandestina, os Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) da concessionária, fardados e à paisana, realizam rondas periódicas e regulares para realizar a fiscalização e orientação.
Disse ainda que, no caso de reincidências e não observação das orientações, a empresa pode realizar a apreensão das mercadorias comercializadas. A ação, diz a CCR, está em sintonia com o decreto estadual nº 15.197, de junho de 2014, e Lei Federal nº 6.149, que rege o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas e prevê a proibição do comércio informal em todas as dependências do sistema.
G1