A Prefeitura de Salvador, por meio dos programas Agente de Empreendedorismo e Treinar para Empregar, realizou, nesta quarta-feira (15), um evento gratuito voltado para empreendedores no Mercado São Miguel, na Baixa do Sapateiro. A ação, que ocorreu das 14h às 16h no SAC do Empreendedor, contou com duas palestras com o objetivo de apoiar o desenvolvimento dos negócios e o planejamento financeiro dos participantes.
Os temas abordados foram “Organização e Planejamento de Vida para o Novo Ano” e “Novo Pix: Conheça as Mudanças”. A iniciativa teve como foco auxiliar o público a planejar suas finanças pessoais e entender as novas regras do sistema de pagamentos instantâneos, que tem gerado dúvidas entre microempreendedores.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de obter um certificado com duas horas de carga horária, além de aproveitar a chance de interagir com os palestrantes e esclarecer dúvidas sobre os temas abordados. As palestras foram conduzidas pelos agentes de empreendedorismo Ingrid Soares e Enzo Gabriel Santos.
De acordo com Enzo, a intenção do evento foi esclarecer as mudanças que envolvem o sistema de pagamentos do Pix e ajudar os empreendedores a planejar suas ações para o ano que começa. “Nosso objetivo é apoiar os empreendedores por meio do conhecimento. Hoje, abordamos o planejamento do ano e as mudanças no Pix, que geram dúvidas, como questões de impostos e o uso para alavancar negócios. Estamos aqui para esclarecer essas questões e oferecer apoio adequado, especialmente para microempreendedores”, explicou Santos.
Conhecimento – Participante do evento, a empreendedora Alexandra da Conceição Freitas, que atua como depiladora profissional, explicou que as palestras a motivaram a buscar informações para melhorar a gestão do seu negócio. “Estou no ramo há seis anos e já percebo melhorias, como o aumento do alcance nas redes sociais e a conquista de novos clientes. Precisava dessas palestras para continuar me aperfeiçoando e, hoje, o mais importante foi organizar meu planejamento de vida, pensando no futuro”, destacou.
Na mesma linha, Dionísia Domingas Ferreira, cozinheira e cuidadora de crianças, também ressaltou a importância do evento para o próprio desenvolvimento profissional. “Fiz a inscrição para aprender mais sobre o Pix, que tem sido uma grande oportunidade, especialmente porque estou começando a empreender. Eu não sabia que a Prefeitura oferecia esse apoio, e estou achando ótimo poder adquirir esse conhecimento”, afirmou Dionísia.
Fotos: Lucas Moura/Secom PMS