Capacitação com duração de aproximadamente 30 dias formou 20 oficiais que estão aptos para exercerem a função.
A Polícia Militar da Bahia formou, nesta quarta-feira (29), 20 oficiais – um major, 17 capitães e dois tenentes – no primeiro Curso de Oficial Ajudante de Ordens realizado no Brasil. A capacitação, idealizada pela corporação e abraçada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), tem como finalidade preparar o efetivo para exercer a função com atuação em diferentes âmbitos do Poder Público.
Dentre as 13 disciplinas que os oficiais lotados na SSP, Casa Militar do Governador, Comando e Subcomando-Geral e Ministério Público tiverem acesso estão Noções de Segurança de Autoridades, Cerimonial, Protocolo, Etiqueta Social, Defesa Pessoal, Tiro aplicado à Segurança de Autoridades e outros. As aulas ocorreram no Grupamento Aéreo da PM, Vila Militar, Quartel do Comando Geral (QCG), restaurante, entre outros espaços.
As três primeiras colocações – definidas por critério de pontuação nas disciplinas abordadas- ficaram para os capitães Carlos Eduardo Castro (Academia da PM), Eva Cachoeira (Sprev) e Rodrigo Pinheiro (QCG).
O major Thiago Garcez, lotado na Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), que ministrou as disciplinas de Noções de Cerimonial e Protocolo e Etiqueta Social, conta sobre a iniciativa. “Foi uma capacitação que durou aproximadamente 30 dias e de muita importância para a SSP. Parabenizo o comandante-geral, Paulo Coutinho, por ter idealizado um curso tão completo para a formação de um ajudante de ordem”, pontuou.