Cerca de 17 mil pessoas saindo do Polo Petroquímico de Camaçari, algumas com ferimentos graves por conta de um vazamento de material tóxico foi o cenário criado, na manhã desta quarta-feira (4), durante um simulado de plano de contingência. Militares do Grupamento Aéreo (Graer), Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial e do 10° Grupamento de Bombeiro Militar trabalharam no resgate.
Para as guarnições da Cipe/PI a obrigação foi de montar bloqueios nas vias que dão acesso às empresas, impedindo a entrada de pessoas na área contaminada. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, ficou com a atribuição de estancar o vazamento e os primeiros socorros às vítimas.
Já a equipe do Graer, que inclui um médico, ficou responsável pelo translado das vítimas mais graves. Nessa ocorrência, uma mulher foi transferida para o Hospital do Subúrbio, após descontaminação.
O comandante da aeronave, major Hérlon Lima, ressaltou a parceria com as equipes de segurança do Polo e a importância do treinamento. “Estamos acostumados com essa rotina na polícia e sabemos na prática o quanto isso ajuda. Temos a expertise de vários carnavais e grandes eventos onde sempre ocorrem situações semelhantes. Importante nos prepararmos sempre pra o pior”, declarou o oficial. O simulado foi realizado durante toda a manhã.
SSP