Integrantes da Ronda Maria da Penha, Cavalaria e Cipe Cacaueira garantiram prata e bronze em diferentes modalidades.
Garantindo o pódio em suas categorias, três integrantes da Polícia Militar da Bahia saíram vitoriosos dos Campeonatos Pan e Sulamericano de Judô, encerrados na tarde do domingo (15). Eventos aconteceram na praça principal do Shopping Paralela e contou com mais de 300 atletas de dez países.
A tenente Priscila Nunes Ceuta, comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) de Itabuna, e os soldados Paulo Ricardo Alves e Thiago Torquato Vieira, do Esquadrão de Polícia Montada e Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, respectivamente, enfrentaram esportistas da Argentina, Chile, México, Canadá, Uruguai, Estados Unidos e Equador.
Há oito anos sem competir, a titular da ORMP detalhou que o processo de treinamento para garantir a prata em ambas as competições foi árduo e era de domingo a domingo.
“Treinava intensamente durante a manhã e a noite. Desta vez não deu para o ouro, mas tenho batalhado para garantir isso e chegar até o campeonato mundial”, disse.
Veterano nos campeonatos de judô internacionais, o soldado Paulo Ricardo, que levou o bronze no Pan-Americano e ficou em quarto lugar, na categoria até 73 quilos, no Sul-Americano, detalhou a emoção em mais uma conquista.
“Garantir a medalha de bronze no Pan Americano, que também aconteceu neste final de semana, além de ser o quinto melhor atleta de judô do mundo, na competição que participei no ano passado, só me dá a certeza de que estou trilhando o caminho certo”, disse.
A prata no Sul Americano e o quinto lugar no Pan, na categoria até 81 quilos, foram garantidas pelo soldado Thiago Torquato.
Além dos PMs, outros militares do Rio Grande do Norte, Piauí e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram do campeonato que conta com pontuação no ranking nacional, habilitando os militares a participarem dos Campeonatos Brasileiro e Mundial em 2022.