Aqui nasceu o Estado brasileiro”, lembrou o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), em discurso da abertura dos trabalhos legislativos da 18ª Legislatura, na manhã desta quinta-feira (2), no Plenário Cosme de Farias. Com a presença de vereadores, políticos, autoridades e populares, o prefeito ACM Neto leu a mensagem do Executivo e destacou o trabalho em conjunto com a Casa em prol da cidade, respeitando a independência entre os poderes.
O presidente do Poder Legislativo Municipal reconheceu os avanços alcançados na última gestão e anunciou medidas para promoção da aproximação do cidadão com a Câmara.
“Entendemos que a vereança é o exercício do direito da democracia e a representação popular por natureza. Por esta Casa, passam as questões da cidade que envolvem diretamente a vida das pessoas. Legislar e fiscalizar o Poder Executivo são funções que vamos exercer sob a regência do poder do cidadão”, declarou Leo Prates, que fez questão de citar nominalmente todos os vereadores da Câmara de Salvador.
A atuação da Câmara na formulação e aprovação de propostas de interesse da cidade foi destacada pelo prefeito ACM Neto. “Não me faltará, tenho certeza, o apoio desta Casa, parceira e corresponsável pela gestão de Salvador. A primeira capital do Brasil nasceu para cumprir um destino de grandeza. Tenho absoluta certeza de que, juntos, vamos vencer mais este desafio”, afirmou.
Durante a sessão de abertura dos trabalhos, os vereadores tomaram conhecimento da morte cerebral da ex-primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia Lula da Silva. A Câmara Municipal de Salvador prestou homenagem com um minuto de silêncio.
Câmara inclusiva
Para Leo Prates, a maior representatividade feminina na Casa é “importante e simbólico”. A quantidade de vereadores negros na Mesa Diretora também foi destacada pelo presidente da Câmara.
“Deixa-nos muito felizes a eleição de oito mulheres para esta legislatura, assim como o fato de termos a Mesa Diretora mais negra da história da Câmara de Salvador. Tornar esta Casa cada vez mais inclusiva é um compromisso que assumimos nesta gestão”, prometeu.
Além do presidente Leo Prates e do prefeito ACM Neto, a Mesa da sessão de abertura dos trabalhos foi formada pelos vereadores Joceval Rodrigues (PPS) e Toinho Carolino (PTN), além do vice-prefeito Bruno Reis; da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria do Socorro Barreto; da capitã de Corveta do 2º Distrito Naval, Liz Nunes; do comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão Joarez Alves Pereira Júnior, e José Francisco Carvalho Neto, representando o Tribunal de Contas dos Municípios.
Antes de encerrar a solenidade, o presidente da Câmara convocou a sessão ordinária para a próxima segunda-feira (6), às 15h, no Plenário Cosme de Farias.