O levantamento “Monitor da Violência” mostrou que a polícia da Bahia é a terceira que mais mata e a quarta que mais morre no Brasil. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) e a pesquisa foi feita em uma parceria entre o G1, Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Conforme o Monitor, entre janeiro e junho deste ano, 350 pessoas morreram em confronto com policiais no estado, em números absolutos. Em primeiro lugar aparece Rio de Janeiro, com 885 mortes, e São Paulo, com 426. Quando se considerada a taxa para cada 100 mil habitantes, a Bahia figura em quinto lugar, com 2,4 mortes. Nas primeiras posições estão Amapá (7,7), Rio de Janeiro (5,1), Pará (3,7) e Sergipe (2,6).
Já em relação a policiais mortos, o estado fica em quarto lugar, com seis PMs mortos. Nos três primeiros lugares figuram Pará (35), Rio de Janeiro (19) e São Paulo (16). Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 40%. O número de pessoas mortas pela polícia também caiu na Bahia. Quando se comprado ao ano passado, foi registrada uma redução de 15%.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), “a polícia sempre responderá proporcionalmente e dentro da lei às ações de criminosos”.