Vítimas de racismo e outros tipos de intolerâncias poderão registrar os casos nos diversos postos da PC nos circuitos da festa
Policiais civis que vão atuar na Micareta de Feira 2019 passaram por treinamento para qualificar o atendimento a grupos vulneráveis durante a festa. Desde o tipo de acolhimento aos casos, até os aspectos jurídicos destes crimes, a exemplo das diferenças entre racismo e injúria racial, foram tratados na capacitação.
O público LGBTQ+, pessoas com deficiência e vítimas de racismo e intolerância religiosa poderão registrar os casos nos postos da PC, instalados nos circuitos da festa e no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano, localizado na Rua Vasco Filho.
O treinamento realizado, na última segunda-feira (22), pela Polícia Civil teve o apoio de representantes da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), do Conselho Estadual LGBT e da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, da Prefeitura de Feira de Santana (Seprev-PMFS).
Estrutura
Os foliões contarão com quatro Postos Policiais Integrados (PPI) nos circuitos, instalados no cruzamento da Avenida Presidente Dutra com a Rua Frei Henrique Hermenegildo, Rua Felinto Marques de Cerqueira, Rua Caramuru e Rua Vasco Filho.
Também funcionarão no Centro Estadual de Educação, na Rua Vasco Filho, um posto da Central de Flagrantes (CF), uma Delegacia Especial de Área (DEA) e um posto da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), além da Delegacia Móvel, que ficará à disposição para reforçar os atendimentos, com uma equipe completa.
O efetivo empregado será de 221 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores, além de digitadores. O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) atuará com policiais velados no circuito e no entorno da festa, para coibir o tráfico de drogas e outros crimes.
A atuação da Polícia Civil na festa começou na quarta-feira (24), já com a Central de Flagrantes (CF), em funcionamento. A operação na Micareta de Feira 2019 é coordenada pela 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin / Feira) e supervisionada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin).