Batizada de “Vaso de Salomão”, a ação resultou na prisão de quatro envolvidos na morte do militante Fábio Santos, além de apreensões
A Polícia Civil deflagrou, na manhã de quarta-feira (11), a operação “Vaso de Salomão”. Realizada por equipes do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (GEMACAU), e dos departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Inteligência Policial (DIP), a ação tinha como objetivo o cumprimento de mandados em Vitória da Conquista e Nova Canaã.
Na operação, 15 equipes policiais cumpriram seis mandados de prisão e 22 de busca e apreensão em diferentes localidades. Revólveres, espingardas, um rifle e munições foram apreendidos, enquanto Délcio Nunes Santos, Arenaldo Novais da Silva, o “Dena”, Márcio Fabiano da Cunha Borges e Neuton Muniz da Silva foram presos. Os quatro são acusados de envolvimento no homicídio de Fábio Santos, líder regional do Movimento Sem Terra (MST), ocorrido em 2013.
Com as prisões preventivas decretadas, os criminosos localizados foram encaminhados para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Welder Leonardo Gusmão Amaral e Ricardo Neves de Oliveira, que também eram alvos da operação por estarem envolvidos na morte do militante, continuam sendo procurados pela polícia.