O secretário da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, visitou a Policlínica de Teixeira de Freitas nesta quarta-feira (07), onde se reuniu com prefeitos e secretários municipais de saúde para avaliar os avanços proporcionados pela unidade, assim como as dificuldades enfrentadas nestes três meses de funcionamento.
Com uma avaliação positiva, a policlínica já ofertou mais de oito mil atendimentos, e o secretário constatou a necessidade de ampliar a rede de assistência, uma vez que o acesso da população a consultas com especialistas e exames de alta complexidade resultou em uma maior demanda por procedimentos cirúrgicos. “A reunião foi excepcional, mas temos que trabalhar na outra ponta para fortalecer o sistema hospitalar”, pontuou Vilas-Boas.
Ele ainda acrescentou que, para isso, já foi formada uma comissão com prefeitos e secretários de saúde para avaliar o hospital e ver a possibilidade de incluí-lo no consórcio, juntamente com a maternidade da região.
No relatório da policlínica, consta que as especialidades médicas que lideraram o número de consultas foram gastroenterologia, ortopedia, pneumologia e angiologia. A unidade permite que os pacientes passem por consultas com especialistas e realizem exames de alta complexidade, como ressonância e tomografia, sem saírem da sua região.
Aliado aos atendimentos, os pacientes ainda contam com sete micro-ônibus equipados com ar-condicionado para buscar os moradores dos municípios consorciados e levá-los até a Policlínica, que é totalmente equipada com aparelhos de ponta, além de uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos, motoristas, dentre outros, perfazendo um total de 60 pessoas que compõem o quadro de pessoal da Policlínica.
Funcionamento da Policlínica Regional
As policlínicas são resultados de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. Nelas não são atendidas urgências e emergências e nem qualquer tipo de demanda espontânea. O atendimento é feito por meio de um agendamento prévio, realizado pelas secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio que administra a unidade.
Além de Teixeira de Freitas, participam do consórcio os municípios de Itanhém, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Caravelas, Posto da Mata, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Alcobaça, Itamaraju e Jucuruçu. Sete micro-ônibus fazem a rota entre as prefeituras participantes, sendo os veículos equipados com ar-condicionado, televisão, poltronas reclináveis e acessibilidade para deficientes.
Secom