De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 25 milhões de crianças estão com as vacinas atrasadas e o Brasil está entre os dez países com a maior quantidade de crianças não imunizadas. A queda da cobertura vacinal vem deixando a população, em especial os pequenos, mais vulneráveis a doenças que já estavam erradicadas no País como, por exemplo, a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.
A imunização com vacinas ajuda a prevenir doenças potencialmente graves de forma eficaz e rápida, visto que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos ao agente contra o qual fomos vacinados. Segundo o médico infectologista do Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+ na Bahia, Dr. Celso Granato, a poliomielite é uma doença infecto contagiosa causada pelo poliovírus. “Trata-se de uma enfermidade transmissível que ainda não tem tratamento específico, por isso, a vacinação é tão importante, pois é a única forma de proteger a população. O indivíduo pode apresentar sintomas leves, como gripe, febre, dor de garganta e náuseas e, em casos mais graves, a paralisia assimétrica de membros inferiores, muitas vezes irreversível”, explica.
Além da imunização contra a poliomielite, existem outras vacinas importantes, como a de combate à COVID-19, meningites, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e HPV, por exemplo. “Hoje, muitas dessas enfermidades estão controladas pelo elevado índice de imunização. O contato com pessoas, objetos contaminados ou gotículas de saliva expelidas pela tosse, espirros ou fala são alguns dos modos de transmissão de inúmeras doenças, que podem ser evitadas. Assim, a vacina é a melhor forma de prevenção para muitas enfermidades graves e as complicações que delas podem surgir”, ressalta o infectologista.
“Todas são importantes, sejam as que já fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e as que também são ofertadas nas redes privadas. É muito importante uma avaliação médica para conferir a caderneta e deixá-la em dia. Nas crianças, devem-se enfatizar a poliomielite, além de meningite, sarampo, catapora. Entre os adolescentes, vale reforçar a importância das vacinas contra o HPV e a gripe. Já para adultos e idosos, a imunização contra a gripe é essencial, bem como avaliar as pneumocócicas em todos os casos, além dos reforços adequados”, completa.
Sobre o Grupo Fleury
Com 96 anos, o Grupo Fleury é uma das maiores e mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, referência para a comunidade médica e público geral por sua qualidade técnica, médica, de atendimento e gestão. Com 13,5 mil funcionários e 3,2 mil médicos, detém as melhores práticas ESG e contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde. Com sede em São Paulo (SP), o Grupo Fleury está presente também em outros nove estados e no Distrito Federal, com mais de 280 Unidades de Atendimento. A companhia oferece uma das mais completas soluções em medicina diagnóstica no país, por meio da coordenação de cuidado centrado no indivíduo e capacidade de inovação e tecnologia. Essas soluções refletem posicionamento estratégico da empresa de ser um ecossistema de saúde integrado e preventivo, que nasceu como um laboratório de análises clínicas e evoluiu para ofertas completas de medicina, físicas e digitais, em suas unidades de atendimento e operações B2B. Site do Grupo Fleury: www.grupofleury.com.br
Sobre a Diagnoson a+
A Unidade Diagnoson a+, localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a a + Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar. A unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que, além dos testes laboratoriais, inclui ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise de holter, teste ergométrico, colonoscopia e outros. Sempre em busca de avanços que ofereçam conforto e tranquilidade aos clientes, a Diagnoson a+, junto com o Fleury Genômica (www.fleurygenomica.com.br), inaugurou recentemente a plataforma online exclusiva de Genômica. Site Diagnoson a+: http://www.diagnosonamais.com.br